Quem nunca se derreteu com uma dama de honra toda tímida e com um lindo vestidinho, entrando na igreja ou salão e anunciando a chegada da noiva?
As crianças são participantes de honra e, na maioria dos casamentos, convidados indispensáveis, responsáveis por dar mais leveza e emoção à cerimônia.
Porém, escolher as damas de honra pode ser um problema quando as famílias dos noivos tem muitas crianças ou, ao contrário, tem poucas ou nenhuma.
O que fazer em um desses casos? Como escolher as damas de honra?
Se essas questões estão te tirando o sono, fique tranquila, pois preparamos algumas dicas para te ajudar a escolher as crianças encarregadas dessa função. Vamos conferir?
Qual a função das damas de honra
Há alguns séculos, as damas de honra eram mulheres adultas, com idade próxima à da noiva, que entravam na igreja antes dela para confundir os maus espíritos.
E, como elas estavam no altar e tinham um papel de destaque, essa também era uma forma de mostrar aos convidados quais moças estavam solteiras, para dar um “empurrãozinho”.
Posteriormente, as crianças assumiram esse papel, anunciando pelo vilarejo sobre o casamento e chegada da noiva.
Com isso, as cerimônias ganharam um ar de doçura e leveza tão lindo, que a tradição se mantém desde então!
A função das damas de honra, então, é esta: entrar na igreja ou salão para anunciar a chegada da noiva e trazer mais encanto e emoção para o casamento.
E, atualmente, também é função das damas de honra e pajens levarem as alianças ao altar, plaquinhas divertidas, jogar pétalas pelo caminho ou levar mini buquês. Um mimo!
Como escolher as damas de honra
Escolher as damas de honra pode ser uma dor de cabeça.
Pode ser por ter crianças demais na família, crianças de menos, nenhuma criança ou ainda, quando o casal não é próximo das crianças ou seus pais.
E o que fazer?
Primeiro, o casal deve estar de comum acordo sobre a escolha das damas de honra.
As crianças escolhidas não devem ser tão novinhas, pois, até os 3 anos, é comum que sintam muita vergonha e acabem chorando em uma situação como essa.
Além disso, é preciso ter intimidade com a futura dama de honra e sua família, para que ela se sinta mais à vontade e entenda a importância da função que irá desempenhar.
E, para completar, é sempre preferível convidar aquela criança bem exibida, que não se acanha quando os olhares estão voltados para ela.
Nenhuma criança da família se encaixa nesses pontos? Tudo bem!
Algumas noivas têm preferido damas de honra adultas, como era no início dessa tradição e como é comum em outros países.
Essas damas podem ser as amigas da noiva ou, para deixar tudo mais emocionante e prestar uma bela homenagem às famílias, podem ser as vovós dos noivos.
As matriarcas da família com certeza estarão transbordando de alegria pelos noivos e, como os idosos também são um poço de doçura, a cerimônia não perderá nada em emoção e significado.
Leia também: Origem e significados das tradições de casamento.
A escolha das damas de honra deve ser feita com o coração, levando em conta a conexão dos noivos com a dama escolhida, para deixar a missão bem mais fácil de se cumprir – para ambas as partes!
E, se a escolha parece difícil demais, não há problema algum em entrar sem damas de honra. O importante é que seu casamento agrade vocês e reflita todo seu sentimento.
Gostou dessas dicas? Não se esqueça de compartilhar com aquela amiga que está noiva e conferir também outros conteúdos aqui no blog.
Até a próxima!