Blog Indaiá Eventos

Conheça as origens e significados das tradições de casamento

Vestido branco, buquê, bolo de casamento e lua de mel são apenas algumas das mais famosas tradições de casamento. Mas você sabe onde e por que surgiram esses costumes?
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Boa parte dos costumes e tradições de casamento vem da Grécia e Roma antigas, enquanto algumas têm ligação com a monarquia britânica ou remontam crenças da China.

Com o passar dos anos e séculos, as superstições e costumes foram se espalhando pelo mundo, gerando o casamento mais ou menos como o conhecemos hoje: repleto de tradições e ritos, cada um vindo de uma parte do globo.

Neste artigo, separamos as origens e significados dos mais tradicionais costumes de casamento. Continue a leitura e se surpreenda!

Vestido branco

O tradicional vestido de noiva branco, símbolo de pureza e romantismo, entrou na moda por volta do século XIX, quando a Rainha Vitória se casou, usando um vestido branco de cetim.

Após o acontecido, o modelo e cor escolhidos pela monarca passaram a ser tendência entre as mulheres nobres e de alta classe.

Porém, apesar de ser uma tendência, o vestido branco só se popularizou por volta dos anos 20, quando grandes estilistas passaram a criar novos modelos para as noivas, usando a cor branca como padrão.

Lua de mel

Há algumas versões sobre o surgimento do termo “lua de mel” e sua origem, mas a mais conhecida é a que remonta ao tempo dos babilônios.

Acredita-se que na antiga Babilônia, após o casamento, o pai da noiva oferecia hidromel ao noivo, bebida que deveria ser consumida por todo um ciclo lunar, ou seja, 30 dias.

O hidromel funcionava como um tipo de revigorante sexual e, nesses 30 dias, o casal deveria se manter sozinho comemorando, buscando ser abençoados com o primeiro filho.

Buquê

Também há várias lendas sobre o buquê de noiva, cada uma apresentando um motivo diferente para o uso desse adorno.

Uma das hipóteses é que o buquê surgiu na Grécia antiga, onde era composto de alho e ervas, cujo odor espantaria os maus espíritos.

Há uma outra história que diz que, no trajeto de sua casa até a igreja, a noiva recebia flores e ramos das pessoas, de forma que, quando chegasse à cerimônia, estaria com o buquê pronto.

Alianças

O significado das alianças é, provavelmente, o mais romântico de todos entre as tradições de casamento.

As alianças começaram a ser utilizadas pelos hindus e egípcios e, então, Alexandre o Grande levou o costume para a Grécia, onde o povo passou a usá-la no dedo anelar esquerdo, pois acreditavam que havia uma veia nesse dedo que vinha direto do coração.

Os anéis eram imantados na época e, além disso, o formato redondo também tem significado: simboliza o infinito e, nesse caso, o amor e atração eterna dos corações dos noivos.

Chuva de arroz

A chuva de arroz surgiu na China, quando um imperador exigiu que fosse feita quase que literalmente uma chuva de arroz sobre sua filha.

Na China, até hoje se acredita que o alimento é símbolo de prosperidade, por isso é feita a chuva sobre os noivos.

Atualmente, para evitar desperdícios, os noivos têm optado por chuvas mais sustentáveis como pétalas de rosas ou uma divertida chuva de bolhas de sabão.

Bolo de casamento

O grande galã da mesa de doces teve como antecessores um pão que era quebrado sobre a cabeça dos noivos, cuja quantidade de migalhas era proporcional à prosperidade do casal (na antiga Roma) e uma torre de docinhos dados pelos convidados, sobre a qual os noivos deveriam se beijar (na Inglaterra).

Ao descobrir sobre essa última tradição, um certo francês decidiu simplificar as coisas, fazendo um bolo formado de vários bolos e finalizado com glacê, tal qual nossos bolos de hoje.

Beijo no fim da cerimônia

Outra tradição rodeada de histórias e possíveis significados é o beijo dado após o “Sim” dos noivos.

A mais disseminada dessas histórias diz que havia uma troca de espíritos entre a respiração do casal e, também, que pelo contato de seus lábios eles compartilhariam suas almas. Meigo, né?

 

Você já conhecia alguma dessas histórias e lendas sobre as tradições de casamento? É uma mais fofa que a outra! Toda essa diversidade de origens e significados só tornam as cerimônias ainda mais emocionantes e trazem boas energias para o futuro casal.

Quer organizar o casamento dos seus sonhos, repleto de tradições e significados? Entre em contato conosco e nos deixe fazer parte da sua história!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também