Blog Indaiá Eventos

Daminhas de honra e pajens: guia para tirar todas as suas dúvidas

A entrada das crianças - daminhas, pajens e floristas- dá ao casamento um ar muito mais leve, divertido e traz para a cerimônia a sensação de pureza que só as crianças têm.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Assim como todas as tradições de casamento, como os buquês e a lua de mel, há algumas lendas que permeiam o surgimento das damas de honra e pajens.

Uma, mais fofinha, remete aos tempos da Antiguidade e é de origem pagã. Essa lenda diz que, as damas e pajens tinham como função proteger os noivos dos maus espíritos.

Para essa função, eram escolhidos casais com aproximadamente a mesma idade dos noivos, que usavam trajes semelhantes para confundir esses espíritos de maldição.

Bom, o tempo passou, a história mudou e, aqui no Brasil, a tradição é que as damas e pajens, crianças ou pré-adolescentes, entrem antes dos noivos (ou, pelo menos, antes da noiva) para simbolizar a pureza e o amor.

Neste artigo, falaremos sobre como escolher as crianças para esse momento, como convidá-las e o que elas devem vestir na ocasião. Boa leitura 🙂

Floristas, daminhas e pajens

As floristas são as mais tradicionais, aquelas crianças, geralmente meninas, que entram jogando pétalas pelo caminho, ou entregando raminhos e flores para os convidados.

As daminhas, por sua vez, costumam entrar depois da noiva, acompanhadas dos pajens, para levar as alianças para serem abençoadas.

Entretanto, a ordem de entrada das crianças atualmente fica a critério dos noivos, pois, além das flores e alianças, elas podem carregar plaquinhas divertidas, bichinhos de pelúcia, imagens de Santos e o que mais se encaixar na cerimônia.

Quem convidar?

Quem você quiser, basicamente. Pense que o seu casamento é um momento de grandíssima importância e significado. Nada mais justo que ter ao seu lado quem você realmente ama.

Vocês devem convidar aquelas crianças com quem têm certa proximidade e afeto, para que tanto vocês quanto os pequenos se sintam à vontade na presença um do outro.

Noivos que já são papais: seus pacotinhos também estão inclusos na lista, hein? Não deixem eles de fora!

Como convidá-los?

Os pajens e as daminhas, assim como os outros convidados “de honra”, merecem um mimo especial na hora do convite.

Porém, antes de deixar as crianças animadas e esperançosas, peçam permissão aos pais.

Depois de autorizados, vocês podem dar aos pequenos algum mimo como convite para colorir, bonequinho de pano personalizado, caixa de doces e algum acessório em especial para ser utilizado no dia (esse, é melhor entregar para os pais guardarem).

O que devem vestir?

Os trajes das crianças dependem bastante do estilo e ambiente do casamento, mas, boa parte das vezes, os noivos escolhem roupas similares às suas, para dar aquela curiosidade sobre o que está por vir.

Para facilitar, procurem por mais dicas e inspirações que ajudem a escolher o melhor traje.

Mas a regra é bem básica, para casamentos clássicos, roupas clássicas como terninhos e vestidos volumosos e longos.

Para um casamento mais informal, os meninos podem usar bermuda e suspensório, enquanto as meninas usam vestidos um pouco mais leves e curtos.

Ensaie com os pequenos

Se os pequenos são muito pequenos, com menos de três anos, não tem muito o que fazer. Eles não vão entender direito sua função e, além disso, vão ficar cheios de expectativas para o grande dia.

Entretanto, caso as crianças sejam um pouquinho maiores, vocês podem fazer alguns ensaios e explicar a eles o que cada um deve fazer, quando entrar, avisar sobre a quantidade de convidados e ajudá-los a se preparar e tranquilizar.

Para não acabar estressando as crianças, deixe para fazer o ensaio alguns poucos meses ou semanas antes da cerimônia.

 

Agora, vocês já sabem tudo que precisam sobre as daminhas, floristas e pajens do seu casamento. Hora de conversar com os pais e preparar os presentinhos!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também