Em outros artigos aqui no blog, já falamos um pouco sobre alguns tipos de buffet, como o à francesa, à inglesa e similares, mas neste artigo buscamos dar uma visão mais ampla sobre esses tipos de serviço, mostrando em que ocasiões cada um melhor se adequa.
Imagine que, em um evento extremamente formal, por exemplo, não faz nenhum sentido servir finger foods, enquanto, em um coquetel mais informal, não há por que servir pratos elaborados e já montados aos convidados.
Quer saber mais sobre os principais tipos de buffet e qual deles melhor atende ao seu evento? Então vem com a gente e confira cada um deles a seguir.
Tipos de Buffet
Para facilitar, listamos abaixo os tipos de buffet, do mais formal para o mais informal e, em suas descrições, mencionamos os eventos que têm mais a ver com cada estilo.
Apesar de serem tantas nomenclaturas e de parecer complicado diferenciar todos, garantimos que é uma tarefa bem simples. Veja:
À Inglesa
O buffet à inglesa é considerado o mais formal de todos.
Nesse tipo de serviço, os convidados são servidos à mesa pelos garçons, que trazem bandejas com a refeição já pronta.
Cada convidado tem seu lugar marcado e, a mesa, é posta com sousplat, pratos, talheres e taças.
Há duas modalidades do serviço à inglesa, sendo o serviço direto e o indireto.
A diferença é que, no modo direto, o garçom traz a refeição em uma bandeja e serve o convidado pela esquerda e, no indireto, o garçom traz um carrinho com as opções de refeição para que o convidado escolha e, novamente, o serve pela esquerda.
Por ser um tipo de buffet bem formal, o estilo à inglesa é ideal para eventos igualmente formais, como grandes jantares de casamento.
À Francesa
Outro estilo bem formal, o serviço à francesa se assemelha ao à inglesa, pois os garçons trazem a refeição até as mesas.
Porém, há uma diferença. Nesse estilo, é o convidado quem serve a si próprio, escolhendo assim o prato que mais o agrada e se servindo da quantia que julgar apropriada, o que evita o desperdício.
O estilo à francesa também é adequado a eventos requintados, como jantares de casamento ou bodas, por exemplo.
Empratado
O terceiro na nossa lista de tipos de buffet é mais um onde o convidado é servido à mesa.
Porém, diferentemente dos anteriores, aqui a refeição é montada e finalizada na cozinha e servida pelos garçons.
Para um evento que contará com um cardápio com vários pratos gourmet, essa é uma excelente opção. Mais uma vantagem é o pouco contato com a comida, que sai das mãos do chefe e vai direto para o convidado.
O serviço empratado é bem versátil, podendo atender a ocasiões formais e com grande números de convidados, até os mais intimistas e informais.
À Americana
Para quem não sabe, esse é o famoso self service, ao qual o brasileiro está bem familiarizado.
Costuma ser uma boa opção para aniversários, almoços de casamento, confraternizações de fim de ano e reuniões de família.
O serviço à americana agrada a todos os participantes, pois oferece uma boa variedade de pratos e bastante liberdade ao se servir como e o quanto desejar.
As refeições, pratos e talheres são dispostas em ilhas gastronômicas e não há lugares marcados à mesa. Mas se atente ao número de cadeiras!
Finger Food
Por último, o mais informal de todos os serviços.
Finger food, coquetel ou refeição volante, nada mais é que aquele tipo de buffet onde não é necessário o uso de talheres, não é preciso que os convidados se sentem à mesa e nem que usem pratos em todas as refeições.
Nesse tipo de buffet, os garçons circulam pela festa servindo petiscos, pequenas porções, pratos bem menos elaborados e bebidas.
Para eventos informais como festas de debutante, festas de formatura ou casamentos menores, esse é o serviço ideal.
Viu como é simples escolher o tipo de buffet perfeito para seu evento? Basta se atentar às características de cada um e compará-las ao que você deseja.
E não se esqueça, independente do tipo de evento ou formato de buffet desejado, a Indaiá Eventos conta com os melhores espaços, serviços de qualidade e experiência na área, tudo para tornar seu evento incrível.