Os chás pré casamento são um evento um tanto íntimo e super divertido, no qual os noivos unem o útil ao agradável: equipam a cozinha e outras partes da casa na mesma ocasião em que relaxam e se divertem com os amigos e parentes mais próximos.
Se vocês têm dúvidas sobre os diversos tipos de chá de casamento e não sabem o que pedir, precisam ler esse artigo!
Quem convidar?
Os convidados do seu chá devem ser os convidados do seu casamento, mas não todos.
Considerando que é deselegante convidar para o chá quem você não convidou para o casamento e, que não faz sentido um chá para 250 pessoas, basta reduzir a lista de convidados, chamando apenas os amigos e familiares mais próximos.
Nesse caso, estarão presentes as madrinhas, padrinhos, pais dos noivos e alguns amigos, basicamente.
Chá de panela ou cozinha
O chá de panela ou chá de cozinha todo mundo já conhece, é um clássico (clássico mesmo, bem antigo).
Nos chás de panela, comumente só estavam presentes as mulheres, já que se pressupunha que a cozinha era o lugar delas e, o próprio chá era realizado para que elas equipassem a cozinha para poder se casar.
Histórias à parte, atualmente o noivo e outros homens podem estar presentes na ocasião, fica a critério dos próprios noivos.
Para a lista de presentes, o recomendado são os itens de cozinha mesmo, mas nada muito caro. Panelas avulsas, porta condimentos e suprimentos, jarras, utensílios e outras miudezas são as melhores opções.
Vale lembrar que a lista em si não é obrigatória. O termo “chá de cozinha” é bem intuitivo, então, se vocês não querem pedir nada diretamente, não é necessário.
Chá de lingerie
Essa opção moderna e ousada tem tomado bastante espaço nos últimos anos, e com razão, é claro.
O chá de lingerie é exclusivo para as mulheres, diferentemente dos outros e, além disso, é só para a noiva e suas melhores amigas, aquelas bem próximas e íntimas.
O que será pedido nesse chá está claro, né? A noiva pode pedir lingeries e itens de sex shop, que serão usados na lua de mel e tem o dever de apimentar a relação.
Lembre-se de especificar o tamanho que você usa, as cores que mais gosta e alergias, caso tenha.
Chá bar
A ideia do chá bar era incluir o noivo na brincadeira, ganhar outras coisas, além dos itens de cozinha e, para tornar o evento mais convidativo, incluir bebidas alcoólicas.
Alguns casais optam por fazer duas listas de presentes, uma para as mulheres e outra para os homens. As mulheres devem trazer presentes para a cozinha e os homens itens de bar mesmo, como copos, coqueteleira, bebidas etc.
Porém, muitos preferem não fazer essa divisão e deixar o bar só no nome e decoração.
Chá de verdade
Todos têm nome de chá, mas não têm chá em nenhum. Para isso, alguns noivos começaram a servir o próprio chá, no lugar de outras bebidas.
Nesse caso, o evento acontece lá pelo fim da tarde e conta com uma decoração um pouco mais chique, com louças bonitas, muitas flores e comidinhas como salgadinhos, docinhos, croissants, macarons e similares.
Os presentes continuam os mesmos: coisinhas de cozinha e itens de decoração não tão caros.
Chá de cofrinho
Esse pode deixar muitos noivos desconfortáveis e inseguros, mas pode ser uma ótima pedida.
Se um de vocês já tem a casa toda equipada ou até mesmo se já moram juntos, o chá de cofrinho, ou porquinho, pode ser a melhor opção.
Isso porque, se vocês já têm tudo em casa, não precisam ganhar mais, mas podem usar o valor dos presentes que ganhariam, para a festa do casamento, lua de mel ou outro fim, como ajudar uma ONG.
Para deixar bem claro, nessa opção de chá, vocês pedem dinheiro, e não presentes. É legal dar a cada convidado um envelope e deixar um cofrinho mesmo na entrada da festinha, para ninguém saber quanto o outro deu.
E aí, já escolheram qual chá vocês vão fazer? Dá vontade de fazer todos!
Agora que vocês sabem a diferença dos chás de casamento e o que pedir em cada um, é só fazer a lista de presentes e chamar a galera 😀