O buquê de noiva tem uma grande bagagem de histórias de sua possível origem e significado, sendo algumas delas bem bonitas e outras um tanto inusitadas.
Uma dessas explicações diz que, na idade média, a noiva fazia o percurso até a cerimônia a pé e, no caminho, recebia flores, ervas e bons votos de quem quer que fosse, de forma que, quando chegasse à igreja seu buquê estaria pronto. Pouparia um baita trabalho, né?
Já uma outra hipótese é que, na época e local que essa tradição surgiu, o banho era pouco difundido e, para disfarçar o mau cheiro, a noiva utilizava o buquê de flores. Nós, particularmente, preferimos a primeira hipótese.
Além dessas, há quem diga que o buquê era utilizado como forma de honrar a deusa Hera e para espantar o mau olhado, tanto que, além das flores, eram também utilizados o alho e ramos de louro.
Agora que vimos algumas das teorias sobre o surgimento dessa bela tradição, veremos as dicas para escolher seu buquê de noiva perfeito!
Como Escolher o Buquê
Seja lá qual for a real origem, o buquê atualmente tem a finalidade de adornar o traje da noiva, combinando com o vestido, sapatos, maquiagem, decoração do ambiente e tudo o mais. A única tradição que ainda permeia este item é jogá-lo para trás, para “saber” quem será a próxima a se casar.
Porém, a escolha do buquê deve seguir algumas regrinhas que farão dele o buquê perfeito para cada tipo de casamento.
Celebração Diurna ou Noturna
Em um contexto geral, podemos dizer que, em casamentos realizados durante o dia e ao ar livre, é interessante que a noiva opte por ramos mais leves, não tão grandes e bem coloridos, utilizando flores como lírios, girassóis e margaridas.
Já celebrações noturnas e em ambientes fechados combinam mais com buquês mais sofisticados, maiores, com cores fortes e acabamento em pedrarias ou tecidos. Rosas são uma boa opção neste caso.
Silhueta da Noiva
Assim como para a escolha do vestido e afins, para escolher o buquê ideal também é interessante analisar a estrutura corporal de quem o levará.
Noivas magras e altas ficam lindas com arranjos mais compridos, tipo cascata ou com haste longa.
Já as mais baixas e cheinhas podem optar por buquês redondos, assimétricos ou até em arco que o sucesso é garantido.
Personalidade da Noiva
Um fator importantíssimo em todas as decisões do casamento é a personalidade dos noivos e, no caso do buquê, da noiva, em especial.
Noivas tradicionais geralmente optam por buquês redondos e mais práticos.
Já as românticas podem escolher os tipos cascata, enquanto as mais delicadas ficam um charme com buquês do tipo bonche ou dome com uma peça de família para decorá-lo.
Para uma noiva boho, flores da estação dispostas de forma simples e assimétrica formam um lindo buquê.
Além das dicas acima, recomendamos também que você pense bastante na estação do ano e estilo do seu casamento, para utilizar as flores da época em questão e deixar o buquê concordante com os demais arranjos da decoração.
Não deixe de considerar os buquês artificiais, de tecido ou até mesmo papel, caso não seja adepta das flores naturais. O importante é sua felicidade!