Blog Indaiá Eventos

Como organizar sua festa de noivado em 5 passos práticos

Muito tradicional há alguns anos, a festa de noivado ainda é um evento indispensável para os noivos que curtem seguir as tradições à risca. Confira agora 5 passos para organizar sua festa de noivado de uma forma prática e sem perder a elegância.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Há um tempo atrás, logo que o pedido de casamento era feito, a noiva e sua família já começavam os preparativos da festa de noivado.

Com o passar do tempo, muitos casais deixaram essa tradição de lado e passaram a se dedicar apenas à organização do casamento, o que já exige bastante esforço dos noivos.

Entretanto, ainda há aqueles noivos que desejam seguir todas as “normas” referentes ao casamento, desde o jantar até a valsa e, claro, uma festa de noivado como manda o figurino.

Neste artigo, separamos 5 dicas infalíveis para vocês organizarem uma bela festa de noivado sem complicação. Vamos lá?

1. Orçamento

Como tudo acerca do seu casamento, o noivado também exige um determinado investimento e, para tudo sair conforme o planejado (ou o mais próximo possível disso), é preciso estabelecer um orçamento.

O noivado não precisa ser luxuoso, cheio de pompa e tão elegante como o casamento, então dá para economizar bastante nesse evento, principalmente se vocês colocarem a mão na massa.

Como não há necessidade de uma decoração tão elaborada, vocês, pombinhos, podem apostar bastante no famosinho DIY e convocar seus pais, primos e padrinhos para ajudar. Poupa um bom dinheiro e a festa fica com a carinha de vocês.

Lembrando: evitem gastos desnecessários não só com o noivado, mas com o chá de panela e outras festas pré casamento, para não se endividar e afetar o orçamento do casamento. Para dar uma ajudinha, confiram também nosso artigo sobre planejamento financeiro para casamento.

2. Local, data e hora

Esses detalhes são os que mais exigem antecedência na escolha, mas nada tão absurdo também.

O local deverá ser escolhido de acordo com o tamanho da sua lista de convidados, o orçamento e o estilo escolhido para a festa. Vocês podem optar por um salão, um restaurante ou realizar essa confraternização em casa mesmo, seja dentro dela ou na área externa.

A data pode ser o dia do primeiro encontro de vocês, do primeiro beijo, o aniversário de namoro, uma outra data especial ou algum dia em que todos os convidados estarão disponíveis, como feriados ou finais de semana.

O horário, por sua vez, dependerá da dinâmica que vocês desejam para seu noivado e, também, do tipo de refeição escolhida. Se vocês desejam um brunch, é melhor fazer a festa no fim da manhã, se preferem um coquetel, é preferível realizá-la durante a noite.

3. Decoração

Como dissemos lá no tópico do orçamento, não existe necessidade de vocês usarem uma decoração tão elaborada, com muitos itens caros e arranjos de flores.

Apostem no velho “menos é mais”, usem objetos que vocês já têm em casa para decorar as mesas, façam algo como uma cortina de corações ou varal de fotos para montar um painel e invistam mais em uma boa refeição.

O estilo rústico é um queridinho nas festas de noivado, afinal, um arco de balões, alguns pallets e uma mesa com vários docinhos e outras guloseimas podem sim, ficar muito bonitos e ainda por cima manter o requinte.

4. Quem convidar

A lista de convidados para a festa de noivado é bem mais exclusiva que a lista para o casamento, afinal, vocês devem chamar apenas as pessoas mais próximas e que acompanharam sua trajetória até aqui.

Seus pais, os melhores amigos, padrinhos, alguns primos, irmãos e outros entes queridos e realmente próximos já tornam a ocasião super especial e garantem seu conforto e diversão nesse evento.

Além disso, vale dizer que, para animar a festa vocês podem escolher algumas brincadeiras e dinâmicas que ficam muito mais divertidas quando feitas apenas com pessoas próximas a vocês.

5. Pedir presentes ou não

Depende. Se vocês, além do noivado, fizerem um chá de cozinha, panela ou similar e, ainda, pediram os presentes da lista de casamento, não tem por que pedir ainda mais presentes.

Por outro lado, se vocês optaram por não fazer nenhum chá e nem especificaram uma lista de presentes para o casamento, vale dizer aos convidados que, quem quiser, pode trazer alguma lembrancinha de livre escolha.

Caso prefiram, vocês podem também optar por receber seus presentes em dinheiro, para utilizar a quantia no casamento ou na lua de mel.

 

Só para frisar: defina um orçamento, escolha uma boa data, capriche na decoração e convide apenas as pessoas que apoiaram seu relacionamento e torceram para vocês chegarem até aqui.

Viu só como não é difícil organizar uma festa de noivado linda? Esperamos que essas dicas ajudem e, se ainda restam dúvidas, confira nossos outros artigos e se inspire!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também