A estação mais quente e agitada do ano se aproxima, junto com as festas de fim de ano, férias e, claro, vários casamentos! Os casamentos no verão têm tudo a ver com cerimônias e recepções ao ar livre, com roupas mais leves e um cardápio muito saboroso.
Além disso, as fotos durante o pôr do sol, as cerimônias na praia e toda a luz e ar puro tornam a experiência ainda mais linda e marcante. Nós adoramos esse tipo de enlace!
Se você, assim como nós, é apaixonada(o) por um casamento ao ar livre no verão, confira nossas dicas para organizar um casamento inesquecível, com tudo que a estação tem a oferecer!
A escolha do local
Para eleger o melhor local, definam um número aproximado de convidados, reduzindo as opções apenas a aquelas que acomodam a todos confortavelmente. Em seguida, considerem a estrutura oferecida, como cozinha, banheiros, salão e afins, para que em caso de chuva ou se apenas a cerimônia for ao ar livre, haja um espaço coberto para realizar sua recepção.
Neste caso, então, o local precisa ter um belo espaço ao ar livre e uma boa estrutura. Vocês podem procurar um restaurante, empresa de eventos ou até mesmo um sítio ou chácara da família.
Além disso, não se esqueçam de procurar o local com bastante antecedência, para garantir a reserva no dia e horário desejados, pois no verão os espaços e fornecedores são muito mais disputados, por conta não só dos casamentos, mas também das festas e férias de fim de ano.
O melhor horário
Escolher um horário ideal para um casamento ao ar livre depende de suas expectativas para o cenário, mas, no geral, as melhores opções são aquelas em que o sol ainda não está tão alto, como de manhã, antes das 10h e no fim da tarde, depois das 16h. Nestes horários há menos insetos, menos chances de queimadura e as temperaturas são um pouco mais agradáveis.
Porém, independente do horário, ofereçam aos convidados alguns mimos úteis para a estação, como repelentes, protetor solar, leques e, no caso da cerimônia ser no fim da tarde, echarpes para cobrir os ombros e se proteger da brisa.
É importante também que o ambiente fechado (aquele para o plano B e/ou para a recepção) conte com ar condicionado e outros sistemas de climatização, assegurando o conforto dos convidados e a renovação constante do ar, importante para evitar a propagação de possíveis doenças.
Decoração
O verão é uma estação muito alegre, cheia de cores e muito frescor, não é mesmo? Então, nada melhor que usar essas características para compor a decoração, realçando ainda mais a beleza dessa época.
As melhores cores para a decoração, arranjos e outros elementos são aquelas vibrantes, que transmitem felicidade e bom humor, como tons vivos de vermelho, azul, amarelo, verde, laranja e rosa, por exemplo. Não precisa misturar tudo isso, claro, mas vale escolher algumas dessas cores e usar bem suas diversas tonalidades, aproveitando ao máximo o cenário natural.
Suas flores, além de vibrantes, devem ser resistentes ao calor. Conversem com o fornecedor sobre as melhores para a ocasião!
O que servir
É preciso dar muita atenção aos pratos e bebidas que serão oferecidas em um casamento ao ar livre no verão, afinal, tudo deve estar em perfeita harmonia com o ambiente e clima. Uma sopa ou vinho quente não são opções tão boas, entende?
As comidas devem ser mais leves, frescas, evitando frituras e pratos muito pesados ou gordurosos. Frutos do mar, frutas, saladas e similares são ótimas apostas. Já para as bebidas, não economizem nas águas aromatizadas e sucos e, para as bebidas alcóolicas, espumante, mimosa, vinho rosé e cerveja também combinam muito com a estação.
Além de pratos refrescantes e leves, vocês querem opções vegetarianas? Confiram nosso artigo sobre cardápio de casamento vegetariano.
O que vestir
Se o casamento é no verão, não há motivos para se restringir às clássicas roupas pesadas e brilhantes de festa, seja você a noiva, madrinha, mãe ou convidada.
Aposte em tecidos leves, vestidos longos de algodão, tule ou renda, calças pantalona, tops e saia, sandálias, rasteirinhas e, para os homens, um traje esporte fino (calça e camisa, sem blazer e colete) ou, se o dress code permitir, bermudas, camisetas e alpargatas de boa qualidade podem dar estilo e muito conforto aos convidados.
Claro, o dress code depende muito do estilo escolhido para o casamento, mas para curtir a estação de uma forma agradável é melhor optar por um estilo mais leve, despojado e tranquilo.
Com todas essas dicas fica difícil errar na organização do seu casamento no verão, né?
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Deixe a Indaiá Eventos participar da realização desse sonho!