As tradições de casamento, mesmo caindo em desuso, ainda são uma diversão nas festas e, também, uma forma de não abandonar os costumes.
Uma dessas tradições, bem conhecida aliás – é a “hora da gravata”.
Na hora da gravata, que normalmente vem depois da sobremesa, os padrinhos do noivo circulam pela festa com a gravata, pedindo valores aos convidados, para ajudar com os custos da lua de mel.
Entretanto, a brincadeira é um tanto polêmica e, para alguns noivos, pode parecer constrangedora.
Por isso, decidimos falar do assunto.
Neste artigo, saiba por que o noivo corta a gravata, se é melhor cortá-la ou não e, no final, confira algumas alternativas para a famosa hora da gravata.
Por que o noivo corta a gravata
Essa tradição de cortar a gravata do noivo surgiu como uma forma de arrecadar uma “graninha” para ajudar os recém casados com os gastos da lua de mel.
Para isso, após a sobremesa, os padrinhos do noivo vão de mesa em mesa pedindo alguma quantia aos convidados e, se conseguirem, dão um pedaço da gravata em troca, como lembrança.
A brincadeira se resume a isso, basicamente.
Mas, como os convidados já deram presentes e tiveram outros custos para participar do casamento – transporte, roupas e hospedagem, alguns noivos não acham de bom tom fazer a brincadeira e pedir o dinheiro.
Aí fica a questão: agir como achamos correto ou seguir a tradição?
Cortar ou não a gravata
Cortar ou não a gravata do noivo, ou fazer qualquer brincadeira do tipo, é uma decisão que apenas o casal deve tomar.
Se acharem divertido, vale a pena fazer, mesmo que alguém critique.
E, se não vêem porque cortar a gravata e pedir a quantia em dinheiro, é melhor não fazer, mesmo que algum padrinho ou amigo queira.
A brincadeira de cortar a gravata, assim como tudo em seu casamento, deve ser uma escolha do casal, uma decisão tomada de acordo com seus valores, anseios e gostos.
E, se a hora da gravata não agrada, mas os noivos não querem abrir mão de uma brincadeira, há alternativas que podem substituir muito bem essa tradição.
Leia também: Origem e significado das tradições de casamento.
Alternativas para a hora da gravata
Para os casais que querem algo mais original que cortar a gravata do noivo ou querem apenas um momento de descontração, sem pedir nada em troca, há algumas alternativas que podem agradar.
Primeiro, quem deseja arrecadar algum dinheiro.
Para substituir o corte da gravata, os noivos ou padrinhos podem ir às mesas e dar brindes em troca do dinheiro, como broches, adesivos ou lembrancinhas – mini gravatas, por exemplo.
Ou, para quem vai ter um casamento grande, com convidados não tão próximos, pedir o valor no chá de cozinha ou de panela também pode ser uma boa ideia.
Para evitar constrangimentos, deixem envelopes na entrada e uma caixa ou urna para os convidados deixarem o envelope com dinheiro.
E, para quem quer apenas animar a festa e se divertir com os convidados, há inúmeras possibilidades!
Brincadeiras comuns da infância, como corrida do saco, jogo da velha ou dança das cadeiras são divertidas e agradam todo mundo.
Uma dica para quem quer organizar esse tipo de dinâmica é conversar previamente com a cerimonialista, para que ela auxilie na organização e com os convidados.
Por fim, quem não é adepto de tanta “farra” e quer uma festa de casamento mais tranquila, pode optar por simplesmente não fazer qualquer brincadeira.
Vai se casar em Santa Catarina? Conheça os espaços e pacotes exclusivos da Indaiá Eventos para seu grande dia!
Conte com quem é referência no mercado e garanta uma experiência memorável para você e seus convidados no dia do seu casamento.