Nem todo mundo se dá bem com economia, finanças e planilhas, mas, para um evento do porte de um casamento, é preciso dedicar bastante tempo ao planejamento financeiro.
A maioria dos casais acaba, ainda durante o planejamento, tendo algum desentendimento por conta do dinheiro e para evitar que você e seu amor tenham mais preocupações que o necessário nessa fase de planejamento e organização, que deve ser prazerosa, preparamos esse artigo com dicas essenciais para fazer seu planejamento financeiro e se casar sem dor de cabeça! Vamos lá?
Saibam o que vocês querem
Saber exatamente que tipo de casamento vocês desejam é um detalhe crucial para fazer o planejamento financeiro, pois cada tipo de cerimônia vai custar uma determinada quantia.
Por exemplo, um casamento civil no cartório custa, aproximadamente R$ 500,00. Um casamento civil em diligência vai custar pelo menos R$ 1.000,00 do cartório + os custos de espaço, buffet e decoração, que não tem um preço fixo. Já um casamento tradicional, com cerimônia religiosa, festa e centenas de convidados custa, em média, R$ 40.000,00.
Antes de simplesmente chamar todo mundo e contratar os fornecedores, perguntem “Que tipo de casamento nós queremos?”. Um casamento na praia só com a família? Um casamento no campo com todo mundo reunido? Uma cerimônia civil bem simples e discreta? Um casamento de princesa com tudo que tem direito?
Definam qual seu sonho e, a partir daí, comecem a pesquisar os custos médios e adaptá-los ao seu gosto.
Estabeleçam um orçamento
Descobrir que vocês não têm como pagar por tudo que sonharam é um baita balde de água fria. Mas, para evitar essa decepção, antes de qualquer outra coisa, estabeleçam um orçamento.
Coloquem no papel o quanto cada um ganha, o quanto cada um gasta, o quanto cada um pode contribuir e com que frequência.
Feito isso, procurem quitar todas as dívidas que têm antes de procurar os fornecedores, para não ter um absurdo de contas para pagar depois e evitar o constrangimento de algum fornecedor não aparecer no dia, afinal, o pagamento deve ser feito, pelo menos parcialmente, antes do casamento.
Quitadas as dívidas e escolhido o tipo de casamento, definam o valor máximo que vocês estão dispostos a gastar com a cerimônia e a festa e, então, comecem a busca por fornecedores. Peçam orçamentos de pelo menos 3 profissionais de cada área, 3 buffers, 3 decoradores, 3 costureiras etc.
Estudem o custo-benefício de cada um e as condições de pagamento, como parcelamento, descontos à vista e afins. E sempre assinem um contrato, sempre mesmo.
Pesquisem por bons fornecedores
No tópico acima falamos um pouquinho sobre os fornecedores, mas como é um assunto de extrema importância, vale reforçar né?
Para fazer a melhor escolha de fornecedores é preciso pesquisar muito e em diversas plataformas.
Consultem os amigos que já se casaram, perguntem sobre quais profissionais e serviços cada um contratou, o que acharam do resultado final, se todo mundo entregou o combinado, se o preço foi justo, entre outras informações relevantes.
Além disso, usem e abusem das redes sociais e da internet como um todo. Quando acharem um fornecedor interessante, procurem no Facebook, Instagram e Pinterest por fotos de seus serviços e busquem comentários e feedbacks de outros casais.
Depois de muita pesquisa, usem aquela estratégia de pedir vários orçamentos.
Tenham uma planilha
Hora de pôr o conhecimento em Excel em prática. Para manterem a organização de tantos valores, não torrar o orçamento e não se perder no meio dos números, vocês precisam de uma planilha muito bem detalhada e com todas as informações referentes ao casamento.
Coloquem na sua planilha o orçamento total, os serviços a serem contratados, os valores de cada um, que porcentagem do orçamento cada serviço vai exigir e cada centavo que entrar ou sair do seu caixa.
Anotem tudo que já foi pago, se houve desconto, se foi parcelado, em quantas vezes e de quantos reais cada uma, gastos extras, imprevistos e tudo o mais. Se possível, mantenham uma quantia reservada para emergências e finjam que ela não existe, a menos que seja muito necessário utilizá-la.
Uma dica final é: se programem, principalmente para um casamento grande. Se deem tempo para economizar, organizar a futura casa e pagar tudo que for possível com alguma antecedência, assim, depois do grande dia é só alegria e muito amor!
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado e que vocês se organizem direitinho para se casar sem ter problemas referentes ao dinheiro. Até a próxima!