Já parou pra pensar em quanto lixo um casamento convencional produz? Ou quantos itens poderiam ser melhor aproveitados e acabam tendo um uso muito limitado? Os noivos têm, cada vez mais, pensado por esse lado e buscado celebrar seu amor sem agredir a natureza.
O Eco Wedding é uma tendência bem recente no setor de casamentos, mas tem ganhado cada vez mais adeptos, desde noivos ambientalistas, até aqueles que buscam uma cerimônia e recepção totalmente inovadoras.
Neste artigo, separamos as melhores dicas sobre a organização de um Eco Wedding, para que seu casamento seja tão lindo quanto vocês sempre sonharam, mas muito mais sustentável e ecológico do que seria, caso fosse um casamento convencional.
Confira agora nossas dicas para organizar um casamento sustentável incrível!
Escolhendo o local
O local para realizar seu casamento ecológico deve se adequar ao conceito.
Pode ser um sítio, chácara, praia ou um daqueles restaurantes que contam com uma área verde bem ampla e apta a receber eventos.
A escolha do local deve ser cuidadosa, afinal, o ambiente deve se enquadrar no que se chama de ecológico e, também, ser estéticamente agradável, para que não seja necessário o uso de muitos elementos sintéticos e não sustentáveis na decoração.
Se vocês procuram uma cerimônia que, além de não agredir a natureza, seja um tanto mais reservada, familiar e acessível financeiramente, talvez um casamento em casa seja uma boa opção, afinal, caso a celebração e recepção sejam em casa mesmo, vocês podem usar vários itens da mobília, decoração e louça que já possuem.
Pensem com cuidado no local, optando por aquele que necessite o mínimo possível de adornos externos e que atenda suas expectativas.
Decoração sustentável
A decoração é, provavelmente, a parte do casamento que mais gera lixo (juntamente com o buffet) ou usa de materiais e itens que, muito provavelmente, não terão uso depois.
Para reduzir os impactos ambientais da sua decoração de casamento, uma boa dica é apostar em outra tendência do momento: o DIY.
O famoso Do It You é um grande amigo da natureza, já que sua proposta soma o reuso de coisas que você já tem em casa e reduz a necessidade de contratações externas.
Arranjos em garrafas de vinho, caixotes reciclados, rolhas de garrafas, troncos de madeira e similares, são todos itens que ou você tem em casa e pode dar uma cara nova, ou são fáceis de conseguir e podem ter uso após a festa.
Um outro ponto que torna a decoração ainda mais sustentável é, como citamos no tópico anterior, usar da beleza natural do ambiente para compor o décor e, além disso, apostar em flores, arranjos e demais detalhes da estação, naturais e que valorizem a cultura regional.
Lembrancinhas sustentáveis
Dar uma lembrancinha de casamento sustentável pode parecer difícil, mas não é.
Para escolher a lembrancinha perfeita para seu Eco Wedding, basta que vocês se perguntem “o que podemos oferecer que os convidados vão gostar de receber e terá uso em seu dia a dia?”.
As lembrancinhas que costumavam ser dadas e que eram (ou pareciam ser o máximo) já estão ficando fora de moda e se mostrando nada sustentáveis, afinal, acabam ocupando espaço na casa dos convidados e tem pouco ou nenhum uso.
Para evitar isso, optem por lembrancinhas úteis. Confiram algumas opções:
- Potinhos de tempero, geleias ou doces artesanais tem agradado muito, afinal, o convidado consome o que vem no potinho e pode utilizá-lo no dia a dia;
- Sementes, mudinhas, cactos e suculentas também são interessantes, afinal, são plantas e servem para embelezar o ambiente;
- Canudos metálicos também são outra aposta inteligente, pois podem ser utilizados já na recepção e vão durar muitos anos e ser utilizados diversas vezes pelos convidados.
Resumindo e reforçando o que já foi dito, a melhor escolha é aquela que junte utilidade e carinho (de vocês para com seus convidados e, claro, para com o planeta).
Convites ecológicos
O papel usado nos convites tradicionais nem sempre vem de madeira de reflorestamento e, depois do casamento, esse item pode acabar esquecido em alguma caixa e nunca mais ser visto por seus convidados.
Para tornar o convite mais sustentável, é possível usar algumas opções.
Por exemplo, o papel kraft, que vem de madeira reflorestada, leva 60 dias para se decompor e usa muito menos produtos químicos em sua produção.
Para substituir o convite físico, eliminando o uso de papel e qualquer outro produto do tipo, vale investir em convites digitais que, por sinal, o próprio casal pode montar.
Por fim, uma última ideia também agradável é, além de uma folha com as informações do Grande Dia, dar a seus convidados os chamados convites-lembrancinha, que unem esses dois itens em um e demonstram muito carinho por seus convidados. Pode ser uma caixinha de madeira com informações e itens referentes ao casamento, como aqueles que costumamos oferecer aos padrinhos ou pais dos noivos.
Outros detalhes
Há outros pormenores que não devem ser deixados de lado no seu casamento ecológico, como, por exemplo, o tecido de seus trajes e a condução até o local onde será a celebração e festa.
Suas roupas devem, preferencialmente, ser feitas de tecidos naturais e sem origem animal, como seda ou couro e, as sobras de tecidos podem ser reaproveitadas na decoração ou, dependendo do caso, virar uma parte do enxoval.
Para reduzir a emissão de gases na atmosfera, que tal incentivar as caronas e escolher um local de fácil acesso a todos (ou pelo menos boa parte) os seus convidados?
Um Eco Wedding deve ser planejado e organizado para que, em seus mínimos detalhes, preserve a natureza e mostre o compromisso do casal com essa causa.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos que também estão para casar e que curtem uma tendência inteligente!