Blog Indaiá Eventos

Case sem agredir a natureza – Saiba como organizar um Eco Wedding

A preocupação com o meio ambiente é crescente e, um exemplo disso, é a tendência do Eco Wedding. Essa proposta tem conquistado inúmeros noivos e promete ganhar cada vez mais espaço nos próximos anos, apresentando um casamento com o mínimo de desperdício e o máximo de charme e consciência.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Já parou pra pensar em quanto lixo um casamento convencional produz? Ou quantos itens poderiam ser melhor aproveitados e acabam tendo um uso muito limitado? Os noivos têm, cada vez mais, pensado por esse lado e buscado celebrar seu amor sem agredir a natureza.

O Eco Wedding é uma tendência bem recente no setor de casamentos, mas tem ganhado cada vez mais adeptos, desde noivos ambientalistas, até aqueles que buscam uma cerimônia e recepção totalmente inovadoras.

Neste artigo, separamos as melhores dicas sobre a organização de um Eco Wedding, para que seu casamento seja tão lindo quanto vocês sempre sonharam, mas muito mais sustentável e ecológico do que seria, caso fosse um casamento convencional.

Confira agora nossas dicas para organizar um casamento sustentável incrível!

Escolhendo o local

O local para realizar seu casamento ecológico deve se adequar ao conceito.

Pode ser um sítio, chácara, praia ou um daqueles restaurantes que contam com uma área verde bem ampla e apta a receber eventos.

A escolha do local deve ser cuidadosa, afinal, o ambiente deve se enquadrar no que se chama de ecológico e, também, ser estéticamente agradável, para que não seja necessário o uso de muitos elementos sintéticos e não sustentáveis na decoração.

Se vocês procuram uma cerimônia que, além de não agredir a natureza, seja um tanto mais reservada, familiar e acessível financeiramente, talvez um casamento em casa seja uma boa opção, afinal, caso a celebração e recepção sejam em casa mesmo, vocês podem usar vários itens da mobília, decoração e louça que já possuem.

Pensem com cuidado no local, optando por aquele que necessite o mínimo possível de adornos externos e que atenda suas expectativas.

Decoração sustentável

A decoração é, provavelmente, a parte do casamento que mais gera lixo (juntamente com o buffet) ou usa de materiais e itens que, muito provavelmente, não terão uso depois.

Para reduzir os impactos ambientais da sua decoração de casamento, uma boa dica é apostar em outra tendência do momento: o DIY.

O famoso Do It You é um grande amigo da natureza, já que sua proposta soma o reuso de coisas que você já tem em casa e reduz a necessidade de contratações externas.

Arranjos em garrafas de vinho, caixotes reciclados, rolhas de garrafas, troncos de madeira e similares, são todos itens que ou você tem em casa e pode dar uma cara nova, ou são fáceis de conseguir e podem ter uso após a festa.

Um outro ponto que torna a decoração ainda mais sustentável é, como citamos no tópico anterior, usar da beleza natural do ambiente para compor o décor e, além disso, apostar em flores, arranjos e demais detalhes da estação, naturais e que valorizem a cultura regional.

Lembrancinhas sustentáveis

Dar uma lembrancinha de casamento sustentável pode parecer difícil, mas não é.

Para escolher a lembrancinha perfeita para seu Eco Wedding, basta que vocês se perguntem “o que podemos oferecer que os convidados vão gostar de receber e terá uso em seu dia a dia?”.

As lembrancinhas que costumavam ser dadas e que eram (ou pareciam ser o máximo) já estão ficando fora de moda e se mostrando nada sustentáveis, afinal, acabam ocupando espaço na casa dos convidados e tem pouco ou nenhum uso.

Para evitar isso, optem por lembrancinhas úteis. Confiram algumas opções:

  • Potinhos de tempero, geleias ou doces artesanais tem agradado muito, afinal, o convidado consome o que vem no potinho e pode utilizá-lo no dia a dia;
  • Sementes, mudinhas, cactos e suculentas também são interessantes, afinal, são plantas e servem para embelezar o ambiente;
  • Canudos metálicos também são outra aposta inteligente, pois podem ser utilizados já na recepção e vão durar muitos anos e ser utilizados diversas vezes pelos convidados.

Resumindo e reforçando o que já foi dito, a melhor escolha é aquela que junte utilidade e carinho (de vocês para com seus convidados e, claro, para com o planeta).

Convites ecológicos

O papel usado nos convites tradicionais nem sempre vem de madeira de reflorestamento e, depois do casamento, esse item pode acabar esquecido em alguma caixa e nunca mais ser visto por seus convidados.

Para tornar o convite mais sustentável, é possível usar algumas opções.

Por exemplo, o papel kraft, que vem de madeira reflorestada, leva 60 dias para se decompor e usa muito menos produtos químicos em sua produção.

Para substituir o convite físico, eliminando o uso de papel e qualquer outro produto do tipo, vale investir em convites digitais que, por sinal, o próprio casal pode montar.

Por fim, uma última ideia também agradável é, além de uma folha com as informações do Grande Dia, dar a seus convidados os chamados convites-lembrancinha, que unem esses dois itens em um e demonstram muito carinho por seus convidados. Pode ser uma caixinha de madeira com informações e itens referentes ao casamento, como aqueles que costumamos oferecer aos padrinhos ou pais dos noivos.

Outros detalhes

Há outros pormenores que não devem ser deixados de lado no seu casamento ecológico, como, por exemplo, o tecido de seus trajes e a condução até o local onde será a celebração e festa.

Suas roupas devem, preferencialmente, ser feitas de tecidos naturais e sem origem animal, como seda ou couro e, as sobras de tecidos podem ser reaproveitadas na decoração ou, dependendo do caso, virar uma parte do enxoval.

Para reduzir a emissão de gases na atmosfera, que tal incentivar as caronas e escolher um local de fácil acesso a todos (ou pelo menos boa parte) os seus convidados?

Um Eco Wedding deve ser planejado e organizado para que, em seus mínimos detalhes, preserve a natureza e mostre o compromisso do casal com essa causa.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos que também estão para casar e que curtem uma tendência inteligente!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Mais informações sobre nossos serviços

Locação de Espaço para Casamentos em SC

Se você vai se casar, provavelmente já sabe que terá de alugar um espaço para sua festa ou talvez até para a cerimônia, não é? Se você ainda não sabe como fazer isso, descubra neste artigo tudo que você precisa para escolher o melhor local para seu casamento.

Locação de Espaço para Eventos em SC

Seja um happy hour, evento corporativo ou até mesmo um casamento, a escolha do espaço onde seu evento será realizado é uma decisão importante e que terá impacto nas outras decisões a partir daí.

Ambiente Ideal para o Casamento em SC

Vários fatores influenciam na hora de decidir qual será o ambiente ideal para o seu casamento. Hoje falaremos sobre como tomar essa decisão da melhor forma, quer ver? Vem com a gente!

Salão de Festas para Casamentos em SC

Geralmente utilizado em casamentos mais tradicionais (mas não apenas neles), o salão onde será realizada a festa de casamento é uma das muitas preocupações dos noivos. Descubra agora como escolher o melhor salão para sua festa de casamento!

Melhor Restaurante para Casamento em SC

Uma das preocupações dos noivos quando estão decidindo os detalhes do casamento é em relação às refeições e onde serão servidas, ou, até mesmo, em alguns casos, realizar o casamento neste restaurante. Veja agora como escolher o melhor restaurante para o seu casamento.

Empresa para Organização de Eventos em SC

Organizar um evento pode ser uma tarefa estressante, principalmente para quem tem pouca ou nenhuma experiência na área. Para facilitar sua vida, você pode contar com uma empresa especializada em organização de eventos que cuidará de todos os detalhes, desde o planejamento até o final do evento.

Empresa de Buffet de Eventos Corporativos em SC

Assim como em outros eventos, o buffet de um evento corporativo pode fazer muita diferença na impressão que o público terá da empresa. Além das refeições, o serviço dos garçons também deve ser de boa qualidade. Saiba agora como escolher a melhor empresa de buffet para seu evento corporativo.

Empresa para Organização de Casamento em SC

Quando se toma uma decisão tão importante como a de se casar, é importante ter a seu lado pessoas capacitadas e de confiança te auxiliando e cuidando de tudo para você. Veja neste artigo as melhores dicas para escolher a empresa que organizará seu casamento.

Empresa de Buffet de Casamento em SC

Sendo um dos detalhes mais importantes na hora de se planejar o casamento, a escolha da empresa responsável pelo buffet fará toda a diferença, tanto durante a festa como também depois, quando for comentada por seus convidados.

Destination Wedding em SC: Como Organizar um Casamento no Exterior

Nos últimos anos, esse tipo de casamento tem se popularizado bastante, e não é à toa. Imagine dizer o tão sonhado Sim numa praia paradisíaca, num hotel no campo ou em um castelo na Europa. Se vocês querem ter um Destination Wedding ou saber mais sobre esse tipo encantador de casamento, dá uma olhada neste artigo todo especial que nós preparamos para vocês!

Elopement Wedding em SC: A Nova Tendência que Chegou pra Ficar

Numa tradução rápida, pode-se dizer que Elopement Wedding quer dizer Casamento a dois. Tendência em diversos países, esse estilo de casamento dá um ar de mistério e segredo, já que pode até mesmo ser realizado sem presença e conhecimento de ninguém além dos noivos.

Festa de 15 Anos em SC: Como Organizar uma Festa de Debutante

Quase um rito de passagem, a Festa de 15 Anos é o sonho de quase toda menina. Para que tudo saia conforme o esperado, é preciso muito planejamento e organização. E neste momento tão importante, nós, da Indaiá Eventos, estamos aqui para te ajudar!

Festa de Formatura em SC: Dicas para Fazer uma Festa Especial

Uma bela Festa de Formatura não necessariamente precisa de muita pompa e ornamentação, mas é importante que mesmo a comemoração mais simples seja bem planejada e também bem feita. Veja agora algumas dicas para fazer da sua festa de formatura um evento super especial.

Veja mais artigos