O buquê de casamento é um adorno indispensável para a maioria das noivas, afinal, é um item super tradicional e que remonta de tempos bem antigos.
Atualmente, há buquês de diversos formatos, tamanhos e, até mesmo, de diferentes materiais, além das flores e ramos.
Flores de papel, de tecido, penas, galhos e folhas são algumas alternativas para o buquê de casamento de noivas mais ousadas e modernas.
Mas, indo além da composição, você sabe como ou onde surgiu o buquê de casamento, ou ainda, como escolher o buquê perfeito para seu enlace?
Se não, continue com a gente!
Neste artigo, falaremos um pouco sobre a história do buquê de casamento, seus formatos e materiais e, ainda, preparamos algumas dicas para te ajudar na escolha deste item.
Boa leitura!
Como surgiu o buquê de casamento
Por se tratar de uma tradição bem antiga, não há um x sobre como surgiu o buquê de casamento e, sim, algumas teorias sobre.
Por exemplo, há teorias sobre o surgimento dos buquês na Grécia Antiga e, nessa época, eles eram uma honra à deusa Hera e uma forma de espantar o mau olhado e maus espíritos.
Também diz-se que o buquê de casamento surgiu na Roma Antiga, como uma forma da noiva levar bons perfumes à vida de casada.
Outra teoria, talvez a mais sentimental de todas, é a de que na Idade Média, a noiva recebia ramos, flores e ervas da população durante o trajeto até o casamento e, com as plantas, vinham os bons votos.
E, por fim, uma teoria que nós achamos particularmente engraçada, é de que o buquê de casamento, na verdade, surgiu como uma forma de disfarçar o mau cheiro da noiva, uma vez que o banho não era nada comum na antiguidade.
Quer conhecer a origem de mais algumas tradições de casamento? Confira neste artigo.
Tipos de buquê de casamento
Independente de como ou onde os buquês realmente surgiram, hoje em dia eles servem mais como um símbolo de romantismo e como uma forma de demonstrar a essência da noiva.
Por isso, surgiram diferentes tipos de buquê de casamento – tipos esses que se referem tanto ao formato quanto à composição do adorno.
Formatos
Até alguns anos atrás, o mais comum era vermos noivas com buquês redondos, perfeitamente organizados, simétricos e estáticos.
Mas, como tudo muda com a moda, surgiram diversos novos formatos de buquê.
O buquê de casamento tipo braçada, por exemplo, é carregado apoiado no braço da noiva, como se ela tivesse acabado de colher as flores.
O buquê tipo cascata, por sua vez, é composto por várias flores e folhagens, para ficarem mais longos e dar essa impressão de queda.
E, para noivas clássicas, mas que curtem algo mais moderno, o buquê redondo foi repaginado, ficando menos “arrumadinho” e passando a ser composto por mais espécies de flores e menos simetria.
Composição
As noivas estão cada vez mais modernas, não é?
E esse avanço se apresenta até na composição dos buquês, cada vez mais cheios de personalidade e originalidade!
Além das flores frescas, românticas e tradicionais, há ainda os buquês compostos de ramos, folhas, flores secas, conchas e até materiais sintéticos!
Flores de papel ou tecido são alguns exemplos.
E, ainda, para quem curte o estilo boho ou folk, um buquê de penas e com detalhes em crochê cai muito bem.
Como escolher o buquê perfeito
São tantas opções lindas e originais que fica até difícil escolher o buquê de casamento perfeito.
Mas fique calma, com algumas dicas e inspiração essa escolha fica bem mais simples.
Para escolher o buquê é preciso, primeiramente, considerar os detalhes do casamento, como horário, estação do ano, ambiente e afins.
Depois, é necessário considerar o estilo de buquê que mais combina com a noiva e seu traje.
Normalmente, recomenda-se também que o buquê harmonize com o biotipo da noiva, ou seja, suas proporções corporais – um buquê longo para uma noiva alta, um buquê mais arredondado e menor para uma noiva baixa e curvilínea.
Mas, além de estar dentro desses parâmetros, o buquê de casamento perfeito é aquele que transmite a essência da noiva, sua personalidade e jeito de ser.
Já conhecia alguma das histórias sobre o surgimento do buquê?
Não deixe de compartilhar com aquela amiga que está para casar e conferir outros conteúdos do nosso blog!