Um jantar de casamento, ou wedding dinner, pode ser a melhor opção de recepção para seus convidados, independente do estilo de casamento escolhido por vocês.
Para organizar um ótimo jantar de casamento, vocês precisam conhecer os diferentes tipos de organização quanto ao buffet e pensar em alguns detalhes bem importantes.
Neste artigo, vamos falar sobre tudo o que vocês precisam saber para ter um wedding dinner dos sonhos. Vamos lá?
O que é um wedding dinner?
Um jantar de casamento, como já sugere o nome, é um jantar realizado para comemorar um casamento.
Esse tipo de recepção acontece durante a noite, podendo ter um ar mais formal ou mais despojado, dependendo do estilo escolhido para o casamento. Mas, no geral, as refeições oferecidas já são habituais aos convidados.
O que diferencia os jantares de casamento, basicamente, é a forma como as refeições são servidas e a disposição das mesas e, isso, explicaremos no tópico abaixo.
Tipos de wedding dinner
Como dissemos, os tipos de wedding dinner se diferenciam pela disposição das mesas e se as refeições são previamente servidas por garçons ou será mais um buffet livre.
Conheça agora os formatos de jantar de casamento mais conhecidos e escolhidos pelos noivos.
Jantar à Francesa
O serviço à francesa é a opção mais formal e elegante de todas. As mesas são postas com um prato raso sobre um sousplat, com todos os talheres necessários colocados na ordem de dentro para fora e também um guardanapo de pano.
As refeições são previamente montadas e servidas à mesa por garçons muito bem afeiçoados, começando pela anfitriã da festa, passando pelas convidadas e, em seguida, o anfitrião e os convidados.
Depois do jantar, todos os itens, com exceção das taças, são retirados da mesa para que a sobremesa seja servida.
Jantar à Inglesa
Esse estilo de serviço se assemelha bastante ao francês, pois a mesa é posta da mesma forma, com pratos, guardanapos, taças e talheres e, a refeição, também é servida por garçons.
A diferença é que no serviço à inglesa, o garçom serve o convidado na hora, e não com um prato já montado.
Há o serviço à inglesa direto e o indireto. No direto, o garçom apresenta a travessa ao convidado e o serve na mesa. No indireto, se faz essa apresentação e o prato é montado em uma mesa auxiliar.
Jantar à Americana
O jantar à americana nada mais é que o famoso self-service, onde todos os utensílios e opções de refeição são dispostos em mesas ou ilhas gastronômicas e os convidados se servem como desejarem.
É uma opção um pouco menos elegante e atende bem a recepções mais simples e aos noivos pouco habituados a ocasiões extremamente formais, como as com o serviço à francesa e à inglesa.
Jantar à Brasileira
O estilo brasileiro (só se usa esse nome aqui) é o menos formal entre eles, mas é muito mais rápido e prático.
Se caracteriza pela prática de deixar as travessas com as refeições já prontas, os pratos e talheres sobre a mesa, para que cada convidado se sirva ou, caso desejem, os noivos podem servir os pratos de todos.
Esse serviço lembra muito aquelas refeições de domingo, quando a família toda se reúne e come junta.
Como escolher o local
O local onde será realizado seu jantar de casamento deve contar com alguns pontos, sendo esses praticamente indispensáveis para que o evento seja agradável, o mais prático possível e lembrado por todos de uma forma positiva.
Primeiramente, o local deve ter espaço suficiente para todos os seus convidados, mesas, cadeiras e demais mobiliários.
Caso seja um jantar íntimo, com poucos convidados, escolham um ambiente que os comporte de forma confortável e não pareça vazio.
Já se for uma festa maior, com muitos convidados, pista de dança e tudo o mais, vocês vão precisar de um lugar bem maior e com uma boa infraestrutura.
Além disso, é necessário que haja banheiros suficientes para todos e é recomendável que o local conte também com uma cozinha devidamente equipada, com fogões, fornos, geladeiras, freezer e etc.
Não se esqueçam de tirar suas dúvidas com os fornecedores sobre os pratos que podem ser servidos, para garantir uma bela harmonia entre a refeição e o serviço oferecido. Além disso, busquem harmonizar também a decoração do ambiente do jantar com a do casamento.
Voilà! Seu jantar de casamento agora está super fácil de ser organizado. Até a próxima!