A festa de 15 anos, do início do planejamento até a entrada da debutante, é um evento minimamente planejado, que toma bastante tempo e atenção da aniversariante e sua família.
Dentre todos os serviços a serem contratados, aluguéis e compras que rodeiam o evento, há aquele que mais se destaca: o vestido, claro.
A tradição é que a debutante use três vestidos, sendo um para a recepção dos convidados, um para a sonhada valsa e, por último, um mais leve para a balada.
Algumas garotas optam por usar apenas um vestido, facilitando um pouco a escolha, enquanto outras têm a missão de escolher três peças. Seja qual for seu caso, seu vestido de 15 anos deve ser especial e inesquecível e, para isso, é preciso saber como acertar em cheio na escolha.
Quer saber como escolher o vestido perfeito para sua festa de debutante? Continue com a gente e anote aí essas dicas!
Como escolher o vestido
A escolha do vestido depende de diversos fatores, como o horário da festa, a temática escolhida e, o principal, os gostos da aniversariante.
Antes de qualquer coisa, precisamos, mais que uma dica, dar um conselho de amigo. Ao buscar pelo vestido do seu aniversário de 15 anos, é importante que sua vontade prevaleça.
De nada adianta um vestido da moda, um modelo de princesa com quilos de tecido ou repleto de brilho, se esse não é o seu sonho. Ao mesmo tempo, não adianta se reprimir para agradar terceiros se, no fundo, você deseja uma festa repleta de tradições e digna de um filme.
Resumindo, seja você mesma e faça o que te faz se sentir você mesma nessa data. Afinal, não se faz quinze anos todo dia, não é?
Agora, confira as dicas para escolher cada um dos vestidos da sua festa. Olha só:
Para a recepção
O vestido para a recepção, ou de boas-vindas, costuma ser mais delicado e com um toque mais “menininha” que os outros.
Normalmente, esse é o único dos três vestidos que combina com a decoração e não costuma ser temático.
Além disso, é um vestido mais curto e sóbrio, com não tanta renda ou brilho – esses itens mais chamativos são reservados para o vestido da valsa, o mais aguardado da festa.
Para a valsa
O vestido da valsa sim, costuma seguir uma temática. Por exemplo, se a aniversariante seguir aquela linha de princesa, seu vestido de valsa muito provavelmente será um modelo inspirado em contos de fadas, como Cinderela ou Bela.
Por vezes, a aniversariante não chega a dançar uma valsa, seja lá por qual motivo ela tome essa decisão, mas, na hora de cantar o parabéns e cortar o bolo, é esse tipo de vestido que ela usará.
Para o vestido da valsa não há muita regra, além de seguir o tema da festa e deixar a debutante ainda mais linda.
Para a balada
A recepção é uma parte muito importante da festa, a valsa é a mais aguardada, mas, admitamos, é a balada que diverte os convidados e agita o evento.
O vestido usado na balada deve unir glamour e conforto, destacando a debutante entre os outros convidados e dando a liberdade necessária para dançar e se divertir muito!
Não se sente muito à vontade dançando com vestido curto? Sem problemas. Nos últimos anos, muitas aniversariantes têm optado por usar calça, macacão ou shorts, senão durante toda a festa, ao menos na hora da balada.
E quem vai usar apenas um?
Uma dica muito interessante para quem quer poupar tempo entre as trocas de vestido, economizar um pouco ou, simplesmente, não é tão afeita das tradições, é apostar em um modelo 2 em 1.
Esse tipo de vestido une um modelo bem extravagante, com saia volumosa e várias camadas, a um modelinho mais sóbrio, geralmente tubinho ou similar.
É possível usar o vestido com a saia para recepcionar os convidados e dançar a valsa e, na hora da balada, basta tirar a saia e ficar com o vestido curto. Essa opção se encaixa muito bem em macaquinhos também!
Dicas práticas para escolher seu vestido
Acima, demos dicas mais específicas sobre como escolher o vestido ou traje para cada momento da sua festa, mas, para dar uma ajudinha a mais, separamos também algumas dicas práticas para não errar na escolha. Veja:
- Leve na prova apenas uma responsável por você, como sua mãe, tia ou avó;
- Não leve as amigas na prova e nem dê ouvidos a palpites que elas possam dar para manter a surpresa e escolher o modelo conforme seus gostos;
- Não use nada que a deixa desconfortável, inclusive um vestido, se for o caso.
Com essas dicas, você estará pronta para arrasar e surpreender a todos na sua festa de debutante. Boa sorte na escolha e aproveite esse dia ao máximo!