Blog Indaiá Eventos

Como escolher o vestido perfeito para o seu casamento no civil

Mesmo que geralmente o vestido da cerimônia religiosa roube a cena, não podemos nos esquecer do vestido para o casamento no civil. Veja agora como escolher o vestido perfeito para seu casamento civil.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Mesmo que muitas noivas escolham realizar o casamento religioso com efeito civil, a maioria ainda realiza duas cerimônias distintas, ou, em alguns casos, apenas o casamento civil.

E, apesar de os noivos e até os convidados não darem tanta importância para os detalhes do casamento no cartório, ele é igualmente importante e deve receber tanta atenção e cuidado quanto o religioso.

Para facilitar a escolha do vestido ideal para seu casamento no civil, separamos algumas dicas e inspirações maravilhosas que com certeza vão te salvar nessa hora. Vamos lá?

O que considerar antes de escolher o vestido?

Antes de escolher o vestido que parece ser perfeito para você, considere alguns pontos relevantes para manter a elegância e, principalmente, o bom senso.

Horário

Os casamentos no cartório majoritariamente ocorrem durante o dia, principalmente no período da manhã, sendo seguido por um almoço ou outra recepção.

Pensando nisso, a melhor opção é escolher um modelo mais austero e sóbrio, com bom corte, um tecido encorpado e bom caimento no seu corpo.

Seu estilo

De nada adianta escolher o vestido mais lindo e delicado da loja se ele não fizer seu estilo. Em determinados casos, o próprio vestido já não faz sentido para determinada noiva.

O ponto mais importante da escolha do seu vestido (ou traje) de noiva e que deve ser seu norte, é o seu estilo, o que te deixa confortável e faz você sentir que está linda e deslumbrante.

O local

Apesar dos casamentos civis serem celebrados geralmente no cartório, há também opções como o casamento religioso com efeito civil ou o casamento em diligência, ou seja, fora do cartório.

Para escolher o vestido do seu casamento, tenha em mente o local onde acontecerá a celebração e comemoração. Se for em sua casa, por exemplo, você pode usar um modelo um pouco menos formal, enquanto se for celebrado no seu templo religioso, há necessidade de mais formalidade e cuidado na escolha.

O que evitar?

Para não ter qualquer problema ou desconforto por usar uma roupa inapropriada para a ocasião e o local, é sempre bom evitar os exageros. O famoso menos é mais, nesse caso, é nossa dica mais preciosa.

Brilho

Não é que você não possa de forma alguma usar uma peça com brilho, mas ele deve estar presente apenas em alguns detalhes, como uma faixa na cintura.

O brilho em si deixa o look com um ar pesado e glamuroso que, na grande maioria das vezes, não condiz em nada com uma cerimônia formal.

Decotes profundos

Os decotes têm como intenção deixar uma parte do corpo à mostra, dando mais sensualidade à peça e a quem a veste.

Entretanto, um casamento civil não é uma ocasião que combine com sensualidade, não é mesmo? Evite os decotes profundos, assim como peças muito curtas e justas.

Volume

Sabemos que muitas noivas sonham em se casar usando um vestido bem volumoso, com muito tecido, cauda e tudo que tem direito. Mas, infelizmente, esse visual fica exagerado em um cartório.

Se você não quer abrir mão de uma saia mais volumosa, a melhor opção é escolher um vestido ou saia na altura dos joelhos ou então midi. Se desejar uma peça mais longa, é melhor escolher as mais leves e simples.

Transparência

A transparência, da mesma forma que o decote, pode deixar seu vestido sensual ou até mesmo vulgar, destoando da proposta do casamento civil.

Para acertar no uso da transparência, deixe-a como um detalhe nas mangas ou costas, evitando regiões como a dos seios. Desta forma, o look fica bem equilibrado entre a elegância e delicadeza, sem exageros.

Quais os vestidos mais usados no casamento civil?

Mesmo que o principal ponto para a escolha do vestido seja a personalidade da noiva e seu estilo, alguma referência e inspiração não são de se jogar fora, não é mesmo?

Curtos

O curto em questão aqui não se refere a peças minúsculas e, sim, a vestidos que fiquem mais ou menos um palmo acima do joelho.

Os modelos curtos são ótimos para as noivas que desejam um visual um pouco mais informal e leve, que combina muito bem com os casamentos celebrados em épocas de calor.

Uma coisa legal dos vestidos curtos é que, apesar do que possa parecer, eles podem ser bem discretos e pouco exuberantes.

Longos

Os vestidos longos também são ótimas opções para quem vai se casar no civil, desde que o modelo escolhido esteja dentro dos “parâmetros exigidos”.

O vestido longo ideal é aquele mais simples, sem grandes detalhes. Dentre os preferidos estão os vestidos de renda.

Esse modelo é indicado principalmente para quem vai se reunir com a família e os amigos depois da cerimônia.

Coloridos

Apesar do branco e seus similares serem os preferidos das noivas, algumas apostam em trajes mais coloridos e estampados, até por que não há uma regra quanto à cor do vestido no cartório.

As estampas florais de arabescos são ótimas apostas, desde que, claro, sejam utilizadas com certo pudor.

Outros trajes

Essa é uma proposta que cada vez mais noivas vêm adotando e nós, particularmente, gostamos bastante.

Os vestidos são sempre o centro dos debates sobre o que as noivas vão vestir. Mas, e quem não quer usar vestido? Sem problemas, também há opções para você.

Algumas noivas optam por duas ou mais peças, como calça, camiseta e blazer + acessório, enquanto outras preferem usar trajes como um macacão frente única.

Opções para casamento em diligência

Não podemos deixar de dar algumas ideias para quem vai se casar no civil fora do cartório.

O chamado casamento em diligência pode ser realizado no local que os noivos escolherem, desde a própria casa até um restaurante, fazenda ou na praia.

Desta forma, a regra para a escolha do seu traje não é referente ao cartório, e sim ao ambiente que vocês escolheram e o estilo de casamento desejado.

Se for condizente com sua celebração, não deixe de considerar os modelos clássicos, inclusive aquele volumoso dos seus sonhos de princesa.

Já se a cerimônia e a recepção tiverem um ar mais despojado e moderno, você pode ousar um pouco, usando, por exemplo, um vestido minimalista com uma capa, uma grande tendência atualmente.

 

Uma dica final e bem atenciosa nossa: para garantir a qualidade da sua vestimenta, que ela saia exatamente como você deseja e se adeque ao seu corpo, é interessante você buscar por uma costureira ou alfaiate que tenha experiência com roupas para casamento e possa te auxiliar quanto aos tecidos e outros pormenores.

Agora que você já sabe como escolher o vestido ou traje perfeito para o seu casamento civil, está na hora de ir às compras!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também