É provável que você, empresário, saiba que existem diversos tipos de eventos corporativos e que, cada um, oferece suas próprias vantagens e se encaixa melhor em um determinado objetivo.
Mas, se você não conhece essas diferenças ou nunca ofereceu esse tipo de evento, esse artigo lhe será muito útil.
Para facilitar sua vida, separamos aqui os principais tipos de eventos corporativos e as vantagens trazidas por cada um deles. Dessa forma, você poderá planejar e oferecer um evento que trará resultados concretos ao seu negócio. Boa leitura!
Seminários
Os seminários costumam ser voltados para o público universitário e, seu principal objetivo é gerar informação e capacitação quanto a um determinado assunto.
É um evento que deve ser ministrado por um especialista e os participantes devem possuir algum conhecimento prévio sobre o assunto que será abordado.
O seminário é dividido em três etapas, sendo elas a exposição, discussão e conclusão, mas, normalmente, não se busca chegar de fato a uma conclusão.
Dentre as vantagens desse evento, podemos citar o enriquecimento do currículo dos profissionais presentes, bom networking e desenvolvimento de novas habilidades.
Conferências
Conferências são eventos corporativos muito formais, que contam com etapas bem definidas e, assim como os seminários, exigem um especialista para abordar o tema.
Esse tipo de evento pode assumir um caráter técnico, artístico ou científico e tem como objetivo promover o debate, podendo ser utilizado por diversos segmentos da sociedade ou empresariais.
As conferências também oferecem diversas vantagens, como a possibilidade de networking, troca de conhecimento relevante e novos insights.
Palestras
As palestras, por sua vez, são eventos um pouco menos formais e de curta duração, em sua maioria.
Esse evento é ministrado por um ou mais palestrantes, encarregados de apresentar ao público ouvinte seu conhecimento e experiências sobre o tema abordado.
Durante uma palestra, é possível fazer interrupções para questionamentos, é reservado um tempo exclusivamente para esse fim, o que gera um maior entendimento do assunto e fomenta o debate.
Seu objetivo é instruir, motivar e tratar de determinados comportamentos dos participantes.
Por meio desse evento, é possível motivar o profissional, aumentar o engajamento, conhecimento sobre os processos da cadeia produtiva e descobrir novos talentos dentro da empresa.
Convenções
As convenções são eventos corporativos de grande porte e bem formais, mas que permitem uma maior interação e envolvimento dos participantes.
Seu objetivo principal é apresentar e sanar todas as dúvidas sobre o tema abordado.
Um ponto interessante é que há diversos tipos de convenções, como as convenções comemorativas, por exemplo.
Dentre as vantagens de uma convenção, podemos citar o debate gerado e a possibilidade de lançamento de um produto ou serviço.
Treinamentos e cursos
Provavelmente todos já conhecem esse tipo de evento e, muito provavelmente, já participaram de um.
Os cursos e treinamentos tem como objetivo ensinar sobre um determinado assunto ou prática, apresentar as melhores técnicas e capacitar os profissionais.
Esses eventos trazem uma melhora no clima organizacional, reduzem a rotatividade de pessoal (turnover), aumentam a produtividade e trazem capacitação ao profissional.
Como vimos, cada tipo de evento corporativo atende a uma necessidade e traz diferentes vantagens, por isso, antes de organizar seu evento, é importante conhecer os diversos formatos e escolher o que melhor atende suas necessidades.
Está à procura de um fornecedor de qualidade para seus eventos corporativos? Conheça os espaços e serviços oferecidos pela Indaiá Eventos, empresa especializada nos mais diversos tipos de eventos e que é referência no mercado em Santa Catarina.
Entre em contato conosco e peça seu orçamento!