Alguns especialistas recomendam que o casal comece a definir os detalhes do casamento até 18 meses antes da data prevista para a cerimônia, porém, cada caso é único e o casal deve agir dentro do próprio tempo.
Analisando desta forma, independente do tempo que vocês ainda têm até o casamento, é interessante pensar nas prioridades para o grande dia.
Para facilitar sua vida, separamos uma “lista” dos fornecedores mais ou menos essenciais, por assim dizer, e vocês podem anotar suas prioridades de contratação. Vamos lá?
Primeiro Lugar
Espaço
Tanto para a cerimônia quanto para a festa, vocês precisarão de um espaço e, a menos que o casamento seja na casa de vocês, é necessário fazer a reserva com certa antecedência.
Alguns lugares são mais requisitados, então é bom pensar nisso. Já os menos famosos podem ter uma disponibilidade maior, o que pode lhes ser de alguma ajuda.
Procurem saber também quantos eventos em média o local costuma atender, para fazer uma reserva que lhes dê o tempo e intimidade necessários.
Buffet
É provável que vocês já tenham uma data e horário definidos, o que é bem útil para contratar o serviço de Buffet.
Apesar de certos fornecedores cobrarem o Buffet por pessoa, é interessante que vocês tenham alguma base de cardápio para dar de exemplo do que desejam.
Pesquisem sobre as melhores opções de refeição para o horário e época do ano, adicionem algumas preferências pessoais e peçam um orçamento.
Foto e Vídeo
Os registros dessa ocasião são muito importantes, pois daqui a alguns anos, quando quiserem reavivar os detalhes em sua memória, vão querer ver imagens de boa qualidade e que passem cada emoção sentida.
Bons fotógrafos geralmente tem uma agenda bem cheia, tendo pouca disponibilidade de datas, por isso, esse fornecedor deve ser contratado o quanto antes.
Celebrante
Quem será o responsável por oficializar a união dependerá do tipo de cerimônia escolhida pelo casal.
Em casamentos católicos e na igreja, quem faz a celebração é o padre, enquanto casamentos civis contam com um juiz de paz ou similar. Além disso, o casal pode desejar um padre ou celebrante em específico, que deverá ser reservado também o quanto antes.
Para saber exatamente de qual tarefa cuidar de cada vez, a noiva pode procurar em sua cidade ou papelarias por um Diário da Noiva, uma espécie de agenda com listas de fornecedores, espaços para anotações e tudo o mais que será útil nesse período.
Caso desejem, vocês mesmos podem confeccionar uma agenda para fazer suas anotações e manter tudo organizado.
Outra dica indispensável é a pesquisa. Pesquisem muito sobre cada fornecedor, procurem saber quais seus amigos e parentes já contrataram antes e peçam pelo menos três orçamentos diferentes, para ter uma boa visão sobre valores e a qualidade do serviço.
Está organizando seu casamento e precisa de auxílio? Conheça o WeddingPro, uma plataforma exclusiva com diversos conteúdos para quem vai se casar.