O dia do casamento é um dos mais importantes da vida de um casal, planejado por meses ou anos e aguardado com muita ansiedade.
E, nesse dia tão especial, é imprescindível a organização dos fornecedores, auxílio aos convidados e o cumprimento de todos os protocolos e combinados.
Mas os noivos, sozinhos, não podem cuidar disso tudo!
Aí entra a necessidade de um profissional, que cuidará de cada detalhe e pormenor, garantindo a tranquilidade do casal e andamento correto da cerimônia e festa.
Esse profissional tão necessário é o cerimonialista, também chamado por noivos e organizadores de casamento de anjo da guarda.
O que faz um cerimonialista
O cerimonialista é o profissional responsável por conduzir um evento, coordenando fornecedores, orientando convidados e, em casamentos, cuidando para que tudo saia conforme o planejamento dos noivos.
É o cerimonialista quem orienta os convidados e o casal sobre os protocolos – entradas, valsa, jogar o buquê e afins – e garante o bom andamento da cerimônia, sem exigir que eles tomem grandes decisões ou trabalhem nesse dia.
E, diferente do que pode-se ler em alguns sites, o cerimonialista atua apenas no dia do evento, não durante todo o planejamento.
Quem auxilia na organização, contratações, reuniões e otimiza os gastos é o assessor, não o cerimonialista.
E, mesmo que haja profissionais que atuam nas duas funções, elas são bem distintas entre si.
O assessor auxilia durante toda a organização e, o cerimonialista, apenas no dia do evento.
Confira também: benefícios de contratar uma assessoria de eventos.
Ainda não está claro o que um cerimonialista faz? Abaixo, listamos as principais atividades desse profissional, veja só:
Principais atividades do cerimonialista
- Recepciona os convidados;
- Auxilia os noivos com os protocolos da cerimônia;
- Coordena fotógrafos, DJs e fornecedores do buffet;
- Organiza um cronograma e roteiro para o dia do casamento;
- Imagina possíveis problemas e formas de solucioná-los;
- Supervisiona a entrega e montagem da estrutura;
- Lida com atrasos e imprevistos, evitando que os noivos se estressem;
- Otimiza o tempo de descarregamento e distribuição das bebidas;
- Pode ajudar a noiva com suas necessidades, como ir ao banheiro, por exemplo;
- Distribui lembrancinhas;
- Evita incômodos com convidados alcoolizados;
- Garante que todos os fornecedores se alimentem;
- Supervisiona a desmontagem e devolução da estrutura, mobiliário e louças;
Essas são algumas das atividades de um cerimonialista!
Com esse conjunto, ele garante que tudo no seu casamento saia conforme o planejado, evitando aborrecimentos para os noivos e confusão com os fornecedores.
Por que contratar um cerimonialista
Todas as atividades desempenhadas por esse profissional já são um bom motivo para contratá-lo, não?
Contratar um cerimonialista é a garantia de que seu casamento será tão lindo e bem organizado quanto planejado.
E, além de manter a organização, coordenar tantos fornecedores e auxiliar os convidados, o cerimonialista ainda é um especialista em acalmar noivos nervosos!
Se qualquer dúvida ou preocupação surgir à beira do altar, é ele quem vai lhes acalmar e reafirmar o motivo pelo qual todos estão ali: o amor que o casal sente.
E, uma dica bem especial nossa é: invista em um bom cerimonialista e também em uma assessoria de eventos.
Com essa dupla ao seu lado, seu evento será um sucesso e, seu casamento, inesquecível – pelos melhores motivos possíveis.
Seu sonho é se casar em um dos melhores ambientes de Santa Catarina? Conheça a Indaiá Eventos e garanta descontos e promoções exclusivas para seu casamento!
E, se você faz parte da comunidade Casamentos.com, temos um presente super especial te esperando.