Blog Indaiá Eventos

Organizando uma Viagem de Lua de Mel Inesquecível

Depois de trocar as alianças e comemorar bastante com a família e os amigos, está na hora de fechar a mala e curtir seus primeiros dias como marido e mulher.
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Muitos meses se passaram, vocês se estressaram, foram a inúmeras reuniões e talvez até tenham pensado em desistir. Porém, agora que tudo está encaminhado e o Grande Dia se aproxima, está na hora de decidir o destino da Lua de Mel!

Para que vocês saibam quais são os tipos de lua de mel (sim, existe mais de um), como escolher o destino ou os destinos, o que levar na mala e outras burocracias a serem resolvidas, montamos esse guia maravilhoso e super completinho, para te ajudar a organizar uma Lua de Mel Inesquecível!

Separe sua mala, papel, caneta e vamos lá!

Como surgiu a Lua de Mel?

Assim como todas as tradições referentes ao matrimônio, a lua de mel tem várias possíveis histórias acerca de seu surgimento e, a maioria delas tem a ver com luas e com mel.

Uma dessas histórias diz que, bem antigamente na Irlanda, os noivos tinham o costume de consumir hidromel durante um mês após o casamento, com a crença de que a bebida trazia a bênção da fertilidade.

Na Babilônia, o pai da noiva presenteava o noivo com mel, que também deveria ser consumido por 30 dias após o casamento para trazer sorte e fertilidade. Na antiga Roma, a mãe da noiva trazia mel todos os dias para deixar atrás da porta do quarto do casal com o propósito que já sabemos, a fertilidade.

A lua, nessa história, fica como medida de tempo. Algo como “Consuma o mel por X luas”.

A viagem de lua de mel como conhecemos só foi adotada lá pelo século XIX, na Inglaterra, quando os noivos viajavam para se conhecer melhor e visitar os parentes que não puderam comparecer à cerimônia de casamento.

Tipos de Lua de Mel

Os anos se passaram, os costumes mudaram e a lua de mel foi adaptada aos novos anseios dos noivos que querem curtir um tempo a dois (ou não), descansar e viver novas e deliciosas experiências.

Veja abaixo os tipos de lua mel que você e seu love podem escolher:

Buddymoon

Esse é um estilo de lua de mel bem recente e diferente. Buddy quer dizer amigo, então você já imagina do que se trata: uma lua de mel com os amigos.

A buddymoon pode ser resumida como uma viagem pós casamento do casal com seus amigos mais próximos, até por que é isso mesmo rs.

Minimoon

A minimoon é uma ótima opção para os casais que têm pouco tempo disponível para viajar, dois ou três dias.

Para essa lua de mel mais curtinha, recomendamos uma viagem que possa ser feita em poucas horas e com entretenimento de fácil acesso.

O Estado de São Paulo possui várias pousadas e hotéis super românticos e com preço acessível. Buenos Aires e o Paraguai também são boas opções.

Familymoon

Na mesma pegada da Buddymoon, há quem queira levar a família para curtir uma viagem depois da troca de alianças.

A intenção é passar um tempo de qualidade com seus parentes mais próximos, sair da rotina e fazer vários programas divertidos em grupo.

Early Moon

Esta opção, diferente de todas as outras, não ocorre depois da cerimônia de casamento, e sim antes.

Sabendo de todo o estresse da organização do casamento e a fim de evitar desentendimentos e brigas, alguns casais buscam fazer uma viagem para se reconectar e recarregar as energias antes do Grande Dia.

Maximoon

A maximoon é para quem tem uma vida bem mais flexível, onde pode aproveitar a lua de mel por bastante tempo e curte mesmo viajar e conhecer coisas novas.

A duração pode variar entre algumas semanas, o ano todo ou todo o casamento. Se for possível para vocês, por que não?

Como escolher o destino?

Escolher o local para onde vocês vão, pode parecer super difícil, já que há infinitas possibilidades de destinos no Brasil e no mundo.

Porém, essa decisão pode se tornar bem fácil a partir de alguns filtros simples. Veja só:

Orçamento

Por mais que sonhem em ir, por exemplo, para as Maldivas, não é todo dia que se tem de R$35 a R$75 mil reais apenas para a viagem, né?

Assim como em todas as etapas de organização referentes ao casamento, é importante vocês definirem um orçamento para a lua de mel.

Se atentem às promoções e à baixa temporada de alguns destinos que vocês tenham interesse.

Gostos do Casal

A praia e o agito do litoral são lindos e mega atraentes, mas de que adianta se o casal gosta de tranquilidade e temperaturas baixas?

A menos que vocês estejam buscando sair da zona de conforto e provar coisas novas, sigam suas preferências.

Para quem adora um friozinho, bons vinhos e chocolates, a região Sul, em especial as cidades de Gramado e Canela são destinos excelentes.

Já para os pombinhos que querem curtir o verão, Porto de Galinhas, Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha não podem ficar de fora da lista.

Época do Ano

Tanto no Brasil quanto no exterior, estejam atentos quanto à época do ano, já que na alta temporada os preços e o movimento aumentam e, na baixa temporada, a tendência é uma baita queda de valores.

Outro detalhe importante: outros países têm fenômenos que nós nem lembramos de cogitar, como furacões. Se sua viagem for para o exterior, pesquise bastante sobre o clima, mudança de estações e outros possíveis empecilhos.

Leiam Sobre

Procurem histórias reais, de casais que já fizeram essa viagem, quais suas opiniões sobre, reclamações, pontos altos e baixos, tudo para evitar chegar ao destino e pensar “pois é, não é o que eu imaginava”.

Arrumando as Malas

Destino escolhido, orçamento fechado, está na hora de arrumar as malas e se preparar para o love em novos ares.

Veja nossa listinha de bagagem:

  • Bagagem de mão: Óculos de sol, travesseiro de pescoço, uma troca de roupa, fone de ouvido, livros e medicamentos;
  • Documentos: RG/passaporte, passagem aérea, cartão de crédito, carteira de vacina internacional e CNH;
  • Higiene pessoal: Absorventes, barbeador, shampoo, condicionador, sabonetes, desodorante, perfume, álcool em gel, protetor solar, algodão, maquiagem e hidratante;
  • Eletrônicos: Celular, câmera fotográfica, notebook, carregadores, chapinha e secador;
  • Medicação: Antiácido, anti-histamínicos, anticoncepcionais, analgésicos, anti-inflamatório, band-aid e medicamentos para enjoo e mal estar.

Documentação

Tudo tem uma parte chata, infelizmente. Para que tudo corra bem na sua viagem, é necessário atualizar certos documentos e passar por algumas burocracias.

Antes de tudo, caso mude de nome depois do casamento, a noiva deve atualizar o passaporte com o nome de casada e as passagens devem ser emitidas com o mesmo nome do passaporte.

É importante também levar a certidão de casamento e cópias em papel ou digitais (é legal ter no seu e-mail) de seus documentos, como RG, CNH, CPF e afins, caso vocês sejam roubados ou ocorra qualquer imprevisto.

Ufa! Quanta coisa pra pensar e organizar, né? Mas garanto, no final, vale muuuito a pena. Depois de tanto esforço e preparativos, nada melhor que abraçar seu dengo e descansar a cabecinha, agora como marido e mulher, esposa e esposa, marido e marido… Enfim, depois de tudo, o mais gostoso e o que fica é o amor e as boas lembranças. Bon Voyage!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Veja mais artigos