Assim como todas as tradições de casamento, como os buquês e a lua de mel, há algumas lendas que permeiam o surgimento das damas de honra e pajens.
Uma, mais fofinha, remete aos tempos da Antiguidade e é de origem pagã. Essa lenda diz que, as damas e pajens tinham como função proteger os noivos dos maus espíritos.
Para essa função, eram escolhidos casais com aproximadamente a mesma idade dos noivos, que usavam trajes semelhantes para confundir esses espíritos de maldição.
Bom, o tempo passou, a história mudou e, aqui no Brasil, a tradição é que as damas e pajens, crianças ou pré-adolescentes, entrem antes dos noivos (ou, pelo menos, antes da noiva) para simbolizar a pureza e o amor.
Neste artigo, falaremos sobre como escolher as crianças para esse momento, como convidá-las e o que elas devem vestir na ocasião. Boa leitura 🙂
Floristas, daminhas e pajens
As floristas são as mais tradicionais, aquelas crianças, geralmente meninas, que entram jogando pétalas pelo caminho, ou entregando raminhos e flores para os convidados.
As daminhas, por sua vez, costumam entrar depois da noiva, acompanhadas dos pajens, para levar as alianças para serem abençoadas.
Entretanto, a ordem de entrada das crianças atualmente fica a critério dos noivos, pois, além das flores e alianças, elas podem carregar plaquinhas divertidas, bichinhos de pelúcia, imagens de Santos e o que mais se encaixar na cerimônia.
Quem convidar?
Quem você quiser, basicamente. Pense que o seu casamento é um momento de grandíssima importância e significado. Nada mais justo que ter ao seu lado quem você realmente ama.
Vocês devem convidar aquelas crianças com quem têm certa proximidade e afeto, para que tanto vocês quanto os pequenos se sintam à vontade na presença um do outro.
Noivos que já são papais: seus pacotinhos também estão inclusos na lista, hein? Não deixem eles de fora!
Como convidá-los?
Os pajens e as daminhas, assim como os outros convidados “de honra”, merecem um mimo especial na hora do convite.
Porém, antes de deixar as crianças animadas e esperançosas, peçam permissão aos pais.
Depois de autorizados, vocês podem dar aos pequenos algum mimo como convite para colorir, bonequinho de pano personalizado, caixa de doces e algum acessório em especial para ser utilizado no dia (esse, é melhor entregar para os pais guardarem).
O que devem vestir?
Os trajes das crianças dependem bastante do estilo e ambiente do casamento, mas, boa parte das vezes, os noivos escolhem roupas similares às suas, para dar aquela curiosidade sobre o que está por vir.
Para facilitar, procurem por mais dicas e inspirações que ajudem a escolher o melhor traje.
Mas a regra é bem básica, para casamentos clássicos, roupas clássicas como terninhos e vestidos volumosos e longos.
Para um casamento mais informal, os meninos podem usar bermuda e suspensório, enquanto as meninas usam vestidos um pouco mais leves e curtos.
Ensaie com os pequenos
Se os pequenos são muito pequenos, com menos de três anos, não tem muito o que fazer. Eles não vão entender direito sua função e, além disso, vão ficar cheios de expectativas para o grande dia.
Entretanto, caso as crianças sejam um pouquinho maiores, vocês podem fazer alguns ensaios e explicar a eles o que cada um deve fazer, quando entrar, avisar sobre a quantidade de convidados e ajudá-los a se preparar e tranquilizar.
Para não acabar estressando as crianças, deixe para fazer o ensaio alguns poucos meses ou semanas antes da cerimônia.
Agora, vocês já sabem tudo que precisam sobre as daminhas, floristas e pajens do seu casamento. Hora de conversar com os pais e preparar os presentinhos!