Com a chegada dos 13 e 14 anos, as meninas já não são mais tão infantis quanto eram alguns anos atrás e, nessa época, a maioria começa a pensar sobre sua festa de debutante, ou festa de 15 anos.
Há alguns séculos, essa festa surgiu com um propósito bem diferente do que tem hoje – que é, atualmente, se resume à comemoração do aniversário da garota.
Neste artigo, te contaremos como surgiu a festa de debutante, como a tradição chegou ao Brasil e daremos algumas inspirações para você arrasar no seu baile de 15 anos (link para Decoração de festa de 15 anos). Boa leitura!
Como surgiu a festa de 15 anos
O início dos bailes de debutante remonta à Europa antiga, na segunda metade do século XVI, na região onde hoje se encontram a França, Alemanha, Inglaterra e Áustria.
O objetivo desses bailes realizados pelas famílias nobres da época, era apresentar à sociedade suas filhas que, nesta noite, deixavam de ser crianças e tornavam-se mulheres, podendo usar roupas mais adultas, participar de festas e namorar.
Por falar em namoro, o evento tinha também o propósito de apresentar pretendentes à aniversariante, todos rapazes de posses, para que, em caso de casamento, mantivessem a aliança entre as famílias da nobreza.
O ponto alto da festa era a troca de vestidos, quando a debutante trocava o vestido da recepção, mais infantil, por um modelo adulto e sério. Após a troca a aniversariante dançava com o pai, podendo ser a tradicional valsa ou alguma outra dança costumeira da região.
Como essa tradição chegou ao Brasil
O costume se espalhou pelo mundo com a imigração, principalmente após a Revolução Francesa em 1789, quando as famílias nobres deixaram a Europa e passaram a viver em colônias no Brasil, Estados Unidos e outros.
No Brasil, as festas de debutante se tornaram populares muitos anos depois, nas décadas de 1950 e 1960, quando o país passou a receber investimentos nacionais, internacionais e particulares para o desenvolvimento da indústria. Porém, com os bons resultados desse desenvolvimento, a economia se desestabilizou e mudou os costumes referentes às festas de 15 anos, que passaram a ser realizadas em conjunto e, posteriormente, trocadas por viagens.
Em meados de 1990 a economia se reestabilizou e os bailes caíram novamente nas graças das jovens, passando por algumas mudanças até chegar no formato que temos atualmente.
Festa de debutantes atualmente
Em nossos padrões atuais, a menina não deixa de ser criança na noite de seu aniversário de 15 anos, isso pode acontecer bem antes e, diferentemente de séculos atrás, hoje elas podem participar de eventos sociais, usar roupas mais sérias e até mesmo namorar antes da festa de debutante.
Mas, mesmo com essa mudança nos padrões, a festa ainda é um sucesso, não só entre as aniversariantes, como entre suas mães, amigas e os meninos também, afinal, quem não gosta de uma festa super animada e repleta de docinhos, né?
Algumas tradições ainda se mantêm, claro, como as valsas com o pai, padrinho e príncipe, o pai presentear a debutante com uma joia e a troca de vestido.
As principais diferenças estão, de fato, na passagem da infância para a vida adulta e outros pormenores, que não tornam a festa nem um pouco menos interessante.
Confira abaixo algumas lindas inspirações de festas de 15 anos realizadas pela Indaiá Eventos:
Você já conhecia a origem da festa de 15 anos? Está planejando a sua? Conheça os espaços e serviços exclusivos da Indaiá Eventos para sua festa de debutante. Entre em contato e peça seu orçamento!