Blog Indaiá Eventos

Como organizar um evento?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Quer seja uma formatura, um casamento, uma festa de 15 anos ou uma confraternização no escritório, existem alguns cuidados sobre como organizar um evento que são fundamentais para ter sucesso.

A preparação é uma oportunidade incrível, altamente desafiadora e realizadora. Esse processo traz muito aprendizado sobre diversas atividades, faz com que você conheça pessoas incríveis e vivencie uma adrenalina única até o grande dia chegar.

No artigo de hoje, traremos um passo a passo de como organizar um evento. Então papel, caneta e café na mão! Prepare-se para se aventurar no mundo dos preparativos, cronogramas, prazos e orçamentos. Alerta de spoiler: todo esse cuidado irá compensar no final, quando você perceber que criou um evento memorável e único que será comentado, fotografado e compartilhado por muito tempo!

Gostou do assunto? Parece interessante? Então, continue lendo para descobrir:

  1. Como organizar um evento: os diferentes estilos
  2. A importância do orçamento
  3. O que servir e como servir
  4. Decoração é a alma do evento
  5. Não existe evento sem música
  6. Convites: o que preciso saber?

… Tudo isso e muito mais!

Pronta para o artigo? Então, vamos lá!

1. Como organizar um evento: os diferentes estilos


Organizar um evento é um desafio, não é mesmo? É preciso tomar muitas decisões e ser responsável desde o planejamento até a sua execução.

A etapa do planejamento servirá como um guia para o seu trabalho e é fundamental para que tudo saia do jeitinho que você deseja.

Esse momento envolve a definição de horário, atrações, convidados, local, levantamento da estrutura e decoração, cotação de fornecedores, entre outros.

Todos os detalhes precisam ser pensados de acordo com o estilo da festa planejada. Uma formatura com uma proposta rústica, por exemplo, não combinará com um ambiente luxuoso, assim como um salão mais simples não ficará adequado para um casamento majestoso.

Assim, se você está pensando em como organizar um evento, lembre-se de que a proposta da festa influencia fatores que vão desde o espaço até o layout dos convites.

2. A importância do orçamento


Existe uma infinidade de tipos de evento, certo? Você sabe o que todos eles têm em comum? A dificuldade de estabelecer um orçamento, reduzir custos e ficar dentro da margem determinada.

Claro que você deseja que seus convidados tenham a melhor experiência possível. Por isso, planejar uma festa consiste em analisar detalhes e comparar dados e serviços para tomar as melhores decisões, de forma que isso não afete a qualidade do evento.

Essas escolhas devem sempre ser tomadas considerando o orçamento disponível e suas prioridades.

3. O que servir e como servir


Chegou a hora de uma das partes mais gostosas para quem está pensando em como organizar um evento. Decidir o que e como servir na celebração!

É preciso comparar diversos fornecedores, definir o formato e, claro, escolher uma opção que vá agradar aos convidados.

Buffet, empratados, coquetel e finger food. São maneiras diferentes de servir qualidade, que devem ser analisadas de acordo com a sua preferência e o estilo do evento. Por isso, pesquise por fornecedores de confiança, agende degustações e converse a respeito da elaboração do cardápio. Em Santa Catarina, o Indaiá Eventos é uma boa opção e presta todo o assessoramento necessário!

Dica para poupar tempo e dinheiro: antes de sair por aí fazendo orçamentos e fechando pacotes, é preciso entender o que você realmente precisa! Ou seja, faça um levantamento do número de convidados e trace estimativas.

4. Decoração é a alma do evento


A organização de um evento toma bastante tempo e exige muita atenção. Por esse motivo, quanto mais cedo você começar a preparação, melhor!

É importante conhecer as características dos principais estilos de decoração de eventos. Pesquise com cuidado e descubra quais deles mais bem combinam com o local escolhido, com a proposta do evento, com seu orçamento e com a sua personalidade.

5. Não existe evento sem música


O som é um aspecto importante para quem está pensando em como organizar um evento. Afinal, uma boa atração musical é o segredo para manter os convidados entretidos.

Analise o estilo da sua festa dos sonhos para decidir se é melhor escolher um DJ ou contar com uma banda. Depois, é só partir para o repertório!

6. Convites: o que preciso saber?


A sua vida é cheinha de ocasiões que pedem a organização de um evento. Aniversários, formaturas e casamento são alguns exemplos de datas especiais que devem ser celebradas. E nada melhor do que comemorar perto de quem você gosta, certo?

Para que o seu evento seja ainda mais emocionante, é essencial contar com aquelas pessoas que fizeram a diferença na sua história e marcaram a sua trajetória.

Após definir essa relação, prepare os convites com bastante cuidado e carinho. Preste atenção em cada detalhe para que eles transmitam a importância desse evento e da participação de cada um.

7. Recapitulando tudo sobre como organizar um evento


Como vimos no começo deste artigo, o sucesso de um evento depende do planejamento e da organização.

Pode parecer difícil e assustador, mas, colocando nossas dicas em prática, temos certeza de que você irá se sair muito bem! Para que você se lembre de todos os pontos mais importantes, vamos recapitular algumas partes do post.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, confira nossa recapitulação para não se esquecer de nenhum detalhe:

  • A escolha do estilo irá impactar diversas outras decisões do seu evento.
  • Elaborar (e seguir) um orçamento pode ser difícil, mas é essencial, já que ele irá nortear o planejamento da celebração.
  • Por mais que você queira agradar seus convidados, deve se lembrar de alguém ainda mais importante: você! Por isso, tome decisões considerando sua personalidade e suas preferências.

Agora é a sua vez!

Chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática. Comece agora mesmo a pesquisar diferentes estilos para o seu evento e a planejar cada detalhe que farão dele único! Mãos à obra!

Gostou das dicas de como organizar um evento? Já decidiu como você fará o seu? Tem alguma sugestão para incluirmos aqui? Conte pra gente nos comentários!

E não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e amigas.

Basta escolher sua rede social favorita e clicar no link abaixo!

Facebook
Twitter
Google Plus

Nossas dicas serão muito úteis quando eles realizarem um evento – eles vão adorar!

Agora que você já sabe como organizar um evento, que tal começar a pensar com antecedência no lugar ideal?

O Indaiá possui um espaço incrível para todas as ocasiões. Faça contato conosco para solicitar seu orçamento!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também

Não vá embora! A gente te ajuda a encontrar o que você procura!