Blog Indaiá Eventos

Cerimônia de casamento em Santa Catarina: guia completo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Quando o assunto é cerimônia de casamento em Santa Catarina, as noivinhas de plantão já se emocionam! Depois de todo o frio na barriga que vem junto com o tão sonhado pedido de casamento, quem não se pega sonhando com todos os detalhes da hora do sim?

Em geral, são elas que acabam tomando a frente e se envolvendo nas decisões – afinal, no Dia C, a noiva costuma ser o centro das atenções!

A cerimônia de casamento envolve muitos cuidados e nenhum detalhe pode ficar de fora. O difícil é fazer isso e, ainda, garantir que ela reflita a história e os valores do casal.

Procuramos sempre oferecer sugestões que possam ser úteis no planejamento do casamento e servir como inspiração.

No artigo de hoje, resolvemos falar sobre a cerimônia de casamento em Santa Catarina e trazer um guia completo para que você possa organizar tudo do jeitinho que sempre sonhou.

Parece interessante? Então pegue sua agenda ou aplicativo e anote tudo o que precisar! Continue lendo para descobrir:

  1. Como é feita a recepção dos convidados?
  2. Tipos de cerimônia de casamento
  3. Qual é a música: como fazer a escolha?
  4. A ordem de entrada perfeita
  5. O posicionamento no altar
  6. Cortejo de saída de dar inveja
  7. Cerimonial da festa de casamento de arrasar!

… Tudo isso e muito mais!

Pronta para o artigo? Então, vamos lá!

Cerimônia de casamento em Santa Catarina.

 

1. Recepção dos convidados: um detalhe que deve ser seguido em todos os tipos de casamento


 

Ao longo dos anos, muita coisa mudou na organização da cerimônia de casamento. Alguns detalhes clássicos foram substituídos por toques mais modernos. Mas a recepção dos convidados é um costume que não pode ser deixado para trás!

Se antes a regra era de que os pais do casal e o noivo recebessem os convidados, hoje, ela não é tão rígida assim. Os pais dos noivos podem fazer essa tarefa ou até mesmo a equipe do cerimonial.

Se o seu noivo for bastante pontual e atencioso, ele vai tirar essa missão de letra!

 

2. Tipos de cerimônia de casamento para cada tipo de casal


 

As pessoas são diferentes, cada uma possui crenças, valores e estilos próprios. Por isso, é evidente que a cerimônia de casamento não deve ser igual para todas!

A cerimônia pode ser inter-religiosa, para quando os noivos acreditam em Deus, mas possuem diferentes messias. Ou, ainda, Ecumênica, quando o casal crê em um mesmo messias e ambos pertencem à religião cristã. A cerimônia católica é uma variação da Ecumênica. Já a espírita é indicada para quem segue essa doutrina. A cerimônia de casamento ainda pode ser budista, ateísta, evangélica, etc.

Cabe ao casal conversar desde o início do relacionamento a respeito dos seus credos e interesses para que ninguém faça nada que fira seus princípios.

 

3. A música ideal para a cerimônia de casamento


 

As músicas da cerimônia de casamento são peças fundamentais para dar o tom de emoção que o evento merece. Esse detalhe parece ser simples, mas não deve ser deixado de fora do seu planejamento para evitar surpresas na hora da cerimônia.

Faça a escolha com antecedência e verifique se elas estão de acordo com os critérios adotados pela igreja.

 

4. A ordem de entrada na cerimônia de casamento


 

Os convidados, após serem recepcionados, são os primeiros a entrar. Logo, a mãe da noiva e o pai do noivo entram pelo corredor central, seguidos pelos padrinhos. Na sequência, o noivo entra acompanho da sua mãe. Depois, a florista, as daminhas e os pajens. E depois? Lá vem a noiva! Acompanhada do pai!

Claro que a ordem pode mudar de acordo com seu estilo de festa e com as pessoas que fazem parte da sua vida.

 

5. Posicionamento no altar: como fazer bonito!


 

O posicionamento no altar segue uma regrinha básica: cada um tem o seu lado! Como o noivo se posiciona no lado direito, seus padrinhos e pais ficam nesse mesmo lado.

Já a noiva se posiciona no lado esquerdo, acompanhada das madrinhas e de seus pais.

O pajem fica ao lado do noivo e a daminha ao lado da noiva.

 

6. O cortejo de saída perfeito


 

Esse momento da cerimônia de casamento também não obedece a uma regra fixa. Alguns casais cumprimentam os padrinhos e pais no altar e saem por último. Outros preferem cumprimentar todos no altar e sair primeiro.

Agora, se você sonha com um corredor com sparkles, por exemplo, os padrinhos devem sair antes, para que no momento em que vocês saírem da cerimônia, tudo ocorra perfeitamente e vocês consigam tirar fotos de dar inveja!

 

7. O cerimonial da festa de casamento


 

Por mais que esse momento possa variar de acordo com o estilo de festa que você deseja, um detalhe deve ser respeitado: todos os convidados da cerimônia devem ser convidados para a festa também. É bastante deselegante convidar alguém somente para um dos eventos!

Em geral, o cerimonial da festa segue a seguinte estrutura:

  • Chegada dos noivos.
  • Discurso e brinde.
  • Primeira dança do casal e dança com os pais.
  • Foto com os padrinhos.
  • Jantar.
  • Cumprimentos e fotos, feitos de mesa em mesa.
  • Arremesso do buquê.

 

8. Recapitulando tudo sobre como organizar a cerimônia de casamento em Santa Catarina


 

Como ressaltamos no começo deste artigo, organizar a cerimônia de casamento não é tão simples assim! Em geral, a ficha da enorme lista de afazeres só cai após o casal marcar a data.

Mas, colocando nossas dicas em prática, temos certeza de que você se sairá muito bem e que o seu evento vai arrasar!

Para que você se lembre de todos os pontos mais importantes, vamos recapitular algumas partes do post:

  •  A cerimônia de casamento em Santa Catarina deve ser planejada considerando e respeitando os valores e o estilo do casal.
  • Por mais que alguns detalhes clássicos da organização tenham ficado para trás, alguns costumes devem ser respeitados, como a recepção dos convidados e o cortejo.
  • O que funcionou para outro casal, pode não servir para vocês. Por isso, é importante planejar. Detalhes como a música, a ordem do cerimonial da festa e o posicionamento no altar podem mudar, seja devido às regras da igreja ou até mesmo devido às pessoas que participarão da cerimônia.

Agora é a sua vez!

Chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática. Comece agora mesmo a pesquisar e buscar inspirações para a sua cerimônia!

Gostou das dicas para organizar a cerimônia de casamento? Já decidiu qual estilo deles você fará? Tem alguma sugestão para incluirmos aqui? Conte pra gente nos comentários!

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e amigas.

Basta escolher sua rede social favorita e clicar no link abaixo!

Facebook
Twitter
Google Plus

Eles também podem precisar de uma ajudinha!

Agora que você já sabe como organizar a cerimônia de casamento em Santa Catarina, que tal também começar a pesquisar o espaço para a realização dela?

O Indaiá possui um espaço incrível em Santa Catarina para festas de casamento. Faça contato conosco para solicitar seu orçamento!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também

Não vá embora! A gente te ajuda a encontrar o que você procura!