Blog Indaiá Eventos

Casamento religioso discreto – É possível?

Quando pensamos em um casamento religioso, logo nos vem à mente aquelas cerimônias com centenas de convidados, decoração exuberante e muita pompa. Mas isso é uma regra?
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Muitos casais têm diversas dúvidas sobre o casamento religioso, seja por não serem praticantes, seja por já viverem juntos há muito tempo, sempre há algumas questões a serem resolvidas.

Uma das várias dúvidas acerca do assunto é sobre a necessidade de determinados itens e “rituais” na cerimônia, como uma extensa lista de convidados, daminhas e pajens entrando com plaquinhas e outros ornamentos.

Mesmo que o casamento religioso como conhecemos seja, de fato, lindo, ele não é exatamente o sonho de todos os casais e, se vocês querem a bênção da sua autoridade religiosa, mas não querem a cidade toda assistindo a cerimônia ou qualquer outro item supostamente indispensável, continuem a leitura e tirem todas as suas dúvidas!

 

Posso ter um casamento religioso discreto?

Com certeza!

O casamento religioso é aquele realizado pela autoridade da sua religião, seja ele um padre, pastor, reverendo ou outro, e não há necessidade de contratar uma decoração extravagante, convidar todo mundo que vocês conhecem e fazer uma baita festança, se isso não é o que vocês desejam.

Se vocês querem se casar na igreja de uma forma discreta, só com os padrinhos e alguns convidados presentes, tudo bem. Não querem todas aquelas entradas tradicionais, como os pais, daminhas e afins? Tudo bem.

Essa celebração mais discreta é uma escolha feita principalmente por casais mais acanhados e aqueles que já vivem juntos há alguns anos.

Resumindo, questões de decoração e lotação da igreja não alteram em nada os procedimentos da celebração, são totalmente opcionais. Seu casamento será igualmente emocionante e bem celebrado, do começo ao fim, mesmo que vocês prefiram algo mais sóbrio.

Posso ter um casamento religioso fora da igreja?

Alguns casais valorizam a bênção religiosa, mas não desejam necessariamente se casar em uma paróquia ou qualquer outro templo. Dessa forma surge a ideia de se casar no religioso, mas fora da igreja.

Entretanto, algumas dioceses (no caso das igrejas católicas) não permitem que qualquer celebração religiosa seja feita fora da igreja, enquanto outras oferecem essa possibilidade sem grandes empecilhos.

Para evitar surpresas em cima da hora, verifiquem com antecedência se no seu templo religioso e na sua região é permitido celebrar o casamento fora das dependências da igreja.

Além disso, procurem se informar também sobre casamentos como o ecumênico e o inter-religioso, caso vocês sejam de religiões diferentes.

Quais as burocracias para casar no religioso?

As burocracias dependem muito da religião, da igreja e outras particularidades. Em instituições cristãs, por exemplo, a única exigência fixa é que ambos sejam batizados.

Na igreja católica é preferível que o casal seja batizado, tenha primeira comunhão e crisma. Em um casamento judeu, há necessidade de duas testemunhas que sejam homens adultos também judeus e sem vínculo familiar com os noivos. Deu para entender?

Cada credo tem suas peculiaridades e, para tudo sair conforme o planejado, é importante conhecer as regras e se informar com as autoridades de cada instituição.

São também variáveis questões como presença de celebrantes, fotógrafos no altar e presença de músicas não sacras na cerimônia.

Novamente, busquem entender as burocracias de sua religião e se informem com o responsável pela cerimônia. Com bastante conversa e pesquisa tudo se resolve.

 

Para encerrar, gostaríamos de frisar uma coisa bem importante. Antes de aderir a todas as tradições, fazer uma grande lista de convidados, contratar decoradores e floristas, pensem bem no verdadeiro sonho de vocês.

 

Que tipo de casamento tem a ver com sua personalidade? Esse casamento é uma vontade de vocês ou de terceiros? O casamento é um momento do casal e, nada mais justo que seguir seus desejos e anseios para se unir perante seu credo e a sociedade.

Então, sim, é possível ter um casamento religioso discreto sem perder nada do valor ou da emoção dessa ocasião.

Quer mais dicas e sanar outras dúvidas sobre casamentos? Continue conosco e confira nossos outros artigos!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também