Para escolher as bebidas que serão servidas na sua recepção de casamento, é legal considerar os tipos de refeições oferecidas e, também, o dia e horário da festa.
Considerar a comida é importante para harmonizar as bebidas, enquanto a data e hora podem ajudar a evitar certos transtornos, como um convidado ir trabalhar bêbado ou de ressaca.
O orçamento também é importante, não deixem de estabelecer um orçamento bem realista e que não se torne um problema lá na frente.
Veja agora como montar o menu de bebidas do seu casamento e quais são as melhores bebidas para você servir. Boa leitura!
O Orçamento
Às vezes, os noivos podem ter planejado servir espumante ou champanhe para todos os convidados, mas essa ação pode sair bem cara.
Caso o Buffet que vocês contrataram ofereça, além da refeição, também as bebidas, é provável que fique mais fácil negociar e calcular o quanto vocês vão gastar em bebidas.
Porém, independente se a empresa de Buffet oferece as bebidas ou se vocês vão adquirir de terceiros, estabeleçam um orçamento.
Pesquisem o quanto cada tipo de bebida custa e o quanto cada pessoa consome, para ter uma média de gastos e saber onde vocês podem extrapolar e o que pode ser cortado da lista.
Data e Horário
A data aqui se refere tanto ao dia da semana quanto à estação do ano. É importante levar ambas as situações em conta, para servir bebidas apropriadas para a época (bebidas quentes ou refrescantes) e para ninguém aparecer no escritório cheirando a cerveja, se a festa acontecer durante a semana.
Se seu casamento for celebrado no verão, coquetéis e drinks gelados, refrigerantes e águas aromatizadas são ótimas apostas, enquanto, no inverno, licores, cafés, chocolate quente e destilados são opções mais realistas e adequadas.
Melhores Bebidas
Para lhes dar uma ideia sobre as bebidas mais escolhidas para casamentos e facilitar a vida de vocês, separamos uma listinha com as melhores bebidas para essa ocasião. Veja só:
Caipirinha
Além da caipirinha tradicional de limão, versões como a de morango, maracujá, laranja e outras, são bem populares e saborosas.
Os bares de caipirinha também são uma boa opção, principalmente perto da pista de dança. A vantagem é que eles podem oferecer outros drinks, alcoólicos ou não.
Mimosa
A mimosa original é a mistura de espumante e suco natural de laranja, mas, assim como a caipirinha, tem mais de uma versão, podendo ser feita com diversas frutas e agradando todo mundo.
Refrigerante
O refrigerante é interessante para as recepções que tem muitas crianças, menores de idade, gestantes ou lactantes (apesar de algumas não consumirem a bebida, é bom ter opções).
A dica é oferecer ao menos 3 variedades, para evitar muita sobra de um tipo menos favorito e falta de outro mais escolhido.
Espumante e Vinhos
Alguns noivos servem espumante para todos os convidados, enquanto outros compram só uma garrafa para o brinde deles próprios e dos pais ou padrinhos.
Se for servir vinho, é importante ter variedade como, tinto, branco e rosé. Além disso, já avisamos: vocês vão precisar de muitas, muitas garrafas.
Licores
Os licores geralmente são servidos no fim da festa, junto com café, bem-casados, biscoitos e em copinhos de chocolate.
Licores de chocolate e café podem ser uma ótima opção.
Cafés
Servir café é uma boa opção para casamentos no inverno e à noite, para aquecer e diminuir os efeitos do álcool.
Sirva café cremoso, capuccino, chás, café normal e chocolate quente.
Água Aromatizada e Sucos
Essas bebidas sem álcool podem ser tão saborosas e elegantes quanto qualquer coquetel alcoólico, se bem apresentadas.
A água pode ser aromatizada com frutas, ervas e temperos. Já o suco deve ser natural, jamais de pózinho.
Os sucos podem ser feitos com a fruta in natura ou polpa congelada, além da opção do preparo com leite.
Cerveja
A cerveja tem lugar marcado na maioria dos casamentos aqui no Brasil, tanto pelo preço acessível quanto pelo gosto dos convidados e também dos noivos.
Para deixar a ocasião com um ar mais elegante, oferecer cervejas artesanais dispostas em uma dose de cada para cada convidado pode ser interessante.
Porém, se não couber no orçamento, o famoso litrão não precisa ser dispensado (e garantimos que ninguém vai reclamar).
Conversem bastante com o fornecedor de bebidas ou bar contratado para escolher as opções que melhor se adaptam ao seu casamento. E lembrem-se: se beber, não dirija!