Dicas para Casamento

DICA 2: ORGANIZE O SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Quando se tem uma reserva financeira para o casamento, distribuir esse orçamento nos serviços e itens a serem contratados, torna- se um pouco mais fácil do que casais que no período de organização, estão provendo o valor necessário para a realização desse sonho. Por isso, para que tudo dê certo e vocês não passem apuros, é necessário fazer o planejamento financeiro desse evento. O casal precisa ter em mente um valor máximo que queiram investir, claro que esse valor precisa ser condizente com a realidade do mercado de casamentos, por isso levantem orçamentos variados de todos os tipos de serviços que irão precisar, para que tenham uma base de quanto será necessário para realizar todo o evento. É importante que depois do valor total como base, o casal converse sobre quanto cada um pode prover, quanto seria necessário cada um juntar por mês, analisando claro as despesas que já são fixas, ou despesas paralelas como viagem de lua de mel, compra da casa, ou mobília necessária para a casa nova.

Depois de descobrirem quanto precisam juntar ao mês, verifiquem quantos meses será necessário para que finalizem esses pagamentos, e só depois disso agendem uma data. Claro que isso vale para casais que estão iniciando do zero. Os casais que já dispõe da reserva financeira devem ficar atentos sempre aos fechamentos de contratos, já que cada fornecedor vai te solicitar um valor para o fechamento de contrato. Cuidem com gastos além do previsto, os pequenos investimentos aqui e ali, podem passar despercebidos, mas no final tomam grande parte do orçamento. Utilizem uma planilha, ou agenda física, e levem muito a sério isso.

Escolham o que é prioridade, e o que pode ficar de fora. Por exemplo, para você a prioridade é contratar fotografia e filmagem, mas bartender não. Já para outro casal não pode faltar fotografia e bons drinks, mas a filmagem é dispensável na percepção desse casal. É muito importante que tenham em mente que para manter o orçamento controlado fazer escolhas é inevitável, e saibam que para todo orçamento existe um profissional que vai atender a demanda. Desde fornecedores que atendem a classe A, a fornecedores que atendem a classe B,C,D…. Lembrando sempre que referência e portfólio são essenciais, para evitar problemas com fornecedores.

Outra dica bem importante para manter o orçamento é ser comprometido com a sua lista máxima de convidados. Se o orçamento de vocês permite um evento legal para 50 convidados, convidar 70 achando que terão desistências, pode ser um grande problema, e se todos os convidados confirmarem? Vocês terão que desembolsar mais 20 refeições, também bebidas, além de mesas e decoração a mais, que não estavam previstos no orçamento inicial.

Uma dica: 45 dias antes do evento, faça a confirmação de presença, e então com o número de cancelamentos, você convida as pessoas que ficaram de fora. E dessa maneira, os gastos ficam controlados e dentro do previsto.