Blog Indaiá Eventos

Saiba o que são exames pré-nupciais e para que servem

Mesmo que não se fale muito no assunto, os exames pré-nupciais podem ser muito úteis para os noivos e, neste artigo, você descobre tudo sobre o que são e para que servem esses exames.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Fonte: Reprodução. Imagem ilustrativa

Aqui no blog, vocês sempre encontrar artigos com dicas de organização de casamento, sobre a decoração, buffet e tudo mais referente à cerimônia, mas resolvemos tratar de um assunto diferente e meio tabu: os exames pré-nupciais.

Os exames pré-nupciais, são exames que devem ser realizados pelos noivos antes do casamento – na verdade, antes de se ter relações sexuais, mas é muito provável que ocorra a relação antes do casamento e sem que nenhuma das partes saiba sobre esses exames.

Nos exames pré-nupciais são verificadas as condições de saúde dos noivos, principalmente no tocante à fertilidade e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis, ou, DST), afinal, é possível ser infértil ou sofrer de uma doença venérea sem ter conhecimento sobre essa condição.

Nos tópicos abaixo, falaremos sobre a necessidade dessa avaliação e quais exames os noivos devem fazer. Boa leitura!

Por que fazer esses exames?

Sabemos que assuntos de saúde sexual e similares são um tanto desconfortáveis, mas é importante tratar sobre eles por diversos motivos. Para facilitar o entendimento, listamos e descrevemos dois deles abaixo.

1. Desejo de constituir família

Para gerar um filho, o casal deve não só decidir que querem ser pais, mas, também, considerar o fator de incompatibilidade sanguínea.

A incompatibilidade sanguínea se dá quando um dos dois tem o fator Rh positivo e, o outro, negativo.

Uma mulher com tipo sanguíneo AB, A, B ou O negativo, que esteja grávida de um homem que tenha o sangue de Rh positivo, passará a produzir anticorpos que combatem o feto, caso ele tenha o sangue com mesmo Rh do pai.

Esses anticorpos rejeitarão o feto, acarretando em diversas doenças e, em determinados casos, a criança pode já nascer sem vida.

Em uma segunda gestação, esses anticorpos podem levar a uma eritroblastose fetal, que pode levar a mãe ou o bebê a óbito e causar danos cerebrais no bebê.

2. Desconhecimento sobre IST

Muitas pessoas acreditam cegamente que estão bem de saúde, principalmente no que se refere a doenças venéreas, afinal, muitas vezes tratamos como um problema totalmente externo, tendo aquela impressão de que “nunca vai me acontecer”.

Infelizmente, acontece e, muitas vezes, a pessoa (nesse caso o noivo ou noiva) nem faz ideia de que está infectado, pela falta de sintomas e o desconforto de tocar no assunto.

Para não infectar seu futuro cônjuge e, até mesmo os futuros filhos durante a gestação, é importante que vocês façam testes de doenças sexualmente transmissíveis, busquem tratamento em casos positivos e se protejam.

Quais exames devem ser feitos

Agora que sabemos alguns dos motivos para fazer os exames pré-nupciais, veremos quais são os exames que os noivos devem fazer. Veja só:

Pela noiva

Papanicolau: o chamado “exame preventivo”, feito para prevenir e detectar câncer de colo de útero.

 Ultrassonografia transvaginal: serve para detectar cistos, infecções, câncer e gravidez ectópica.

 Colposcopia: a colposcopia avalia a saúde da vulva, vagina e colo de útero.

Exames de fertilidade: se a noiva tiver mais de 35 anos ou histórico de doenças que podem levar à infertilidade.

Pelo noivo

Espermograma: exame que verifica a quantidade de espermatozoides que o homem produz.

Exame de próstata: exame que previne e detecta o câncer de próstata, deve ser feito caso o noivo tenha mais de 40.

Por ambos

Além dos exames específicos que devem ser feitos por cada um dos noivos, há alguns que ambos devem realizar. Confira abaixo:

Hemograma completo: no hemograma são analisadas as células do sangue para identificar infecções e alterações no organismo. Solicite também sorologia, para detectar a presença de possíveis IST.

 Exames de urina e fezes: o exame de urina é capaz de detectar infecções causadas por bactérias, fungos ou parasitas. O exame de fezes, por sua vez, busca identificar vermes e bactérias intestinais, doenças crônicas e a presença do rotavírus.

 Eletrocardiograma: o eletrocardiograma tem o objetivo de avaliar a atividade do coração, analisando ritmo, velocidade e quantidade de batidas do coração, podendo diagnosticar infarto, inflamação e sopro.

 

UFA! Que assunto extenso, né? Mas super necessário para cuidar da sua futura vida de casados e de sua saúde.

Por mais desconfortável que seja, procurem conversar sobre os exames pré-nupciais e consultem um médico de confiança para realizá-los.

Esperamos ter esclarecido o assunto e que esse artigo lhes tenha sido útil. Abraço e até a próxima!

O Indaiá Eventos é com certeza um local diferenciado para a realização do seu evento, seja ele um pré weeding, casamento, aniversário, formatura ou confraternização. Possui, ambientes modernos, agradáveis, opções de buffet, além da maravilhosa vista panorâmica tanto no espaço em Itapema, cercado pela mata atlântica, como no espaço em Florianópolis que oferece a maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. 

Ainda está com dúvida, onde realizar o seu evento dos sonhos ou quer receber mais detalhes e conhecer as diferenças de cada local? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento! Será um prazer receber o seu contato e poder construir juntos esse momento especial.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também